Karin com Você
Você está Lendo
Moda sustentável: o que é e como saber se uma marca é realmente eco-friendly
0

Moda sustentável: o que é e como saber se uma marca é realmente eco-friendly

Você sabe o que é moda sustentável? E aquela grife que você tanto gosta, será que ela é mesmo eco-friendly como diz?

Se você é uma pessoa antenada, certamente já deve ter ouvido falar no termo. Afinal, mais do que nunca marcas, estilistas e a indústria em geral se preocupam com o impacto sócio-ambiental causados por suas peças.

A label italiana Dolce & Gabbana é mais um exemplo disso. A maison anunciou recentemente que, a partir de 2022 não usará mais pele de animal em suas coleções. A novidade, é claro, impactou positivamente o mundo da moda.

Contudo, a D&G não é a primeira e certamente não será a última a tomar tais medidas. Isso porque a tendência é que cada vez mais produtores e consumidores se conscientizem da necessidade de processos de produção que impactem menos o meio ambiente.

Mas, afinal de contas, o que é a moda sustentável? Como posso identificar se uma marca é realmente ecológica?

No artigo de hoje esclareceremos essas e outras dúvidas.

Confira!

O que é moda sustentável

A moda sustentável é uma moda que se compromete em causar o mínimo de impacto ambiental e social em sua produção desde o processo de confecção da peça até o descarte final. 

Sendo assim, suas principais características são:

  • Reciclagem 
  • Reaproveitamento de materiais
  • Utilização de tecidos que não agridem o meio ambiente
  • Peças atemporais e de qualidade
  • Slow Fashion 
  • Valoriza a produção local
  • Não usa produtos de origem animal

Como saber se uma marca é sustentável

Em um mundo que respeitar o meio ambiente é visto como o politicamente correto, muitas marcas e grifes alegam ser eco-friendly e afirmam apoiar causas ambientais.

Contudo, nem sempre uma empresa que se auto-intitula sustentável é de verdade, na prática. Assim, como consumidores conscientes é fundamental nos atentarmos às atitudes dessas marcas.

Veja então dicas para verificar se aquela grife que você tanto gosta é realmente consciente.

1. Reciclagem 

Uma das principais características de uma marca sustentável é o uso de materiais reciclados e recicláveis em suas peças e coleções.

Essa medida, sem dúvida, é uma das mais importantes, pois diminui a produção de lixo orgânico que tanto prejudica o meio ambiente. 

Moda Sustentável: O Que É E Como Saber Se Uma Marca É Realmente Eco-Friendly

2. Reaproveitamento de peças 

Além da reciclagem, marcas sustentáveis raramente descartam peças de coleções anteriores.

Inclusive, isso é uma das principais características do fast fashion, sistema de produção em massa que, entre outras coisas, transforma em lixo roupas que não foram vendidas.

Assim, as empresas eco-friendly reutilizam peças através de técnicas como o upcycling, por exemplo. 

 O Upcycling nada mais é do que uma técnica que consiste em reaproveitar materiais já existentes e, que seriam descartados e transformados em lixo, em uma peça nova.

Imagine, por exemplo, uma calça jeans transformada em um shorts, ou um vestido cortado ao meio que virou uma saia e uma blusa.

 Assim, você criou uma peça totalmente nova e exclusiva com algumas partes ou tecidos de outra roupa completamente diferente.

  • Saiba mais no artigo Upcycling na moda: O que é e como você pode aderir à tendência no seu dia a dia!

3. Utilização de tecidos que não agridem o meio ambiente

Alguns tecidos como o poliéster, por exemplo, são extremamente danosos ao meio ambiente. Isso porque ele é fabricado a partir do petróleo, substância extremamente prejudicial ao planeta.

Sendo assim, os tecidos sustentáveis são aqueles feitos a partir de matérias que não agridem à natureza. Além disso, para ser eco-friendly, o tecido também precisa ser reciclável.

Alguns exemplos de tecidos sustentáveis são: algodão orgânico, linho, lenpur, etc.

4. Peças atemporais e com qualidade

Quando uma marca apresenta peças atemporais e com material de qualidade em suas coleções, elas contribuem para a diminuição de descartes e produção de lixo.

Isso porque peças clássicas nunca saem de moda e assim dificilmente alguém irá “jogá-las fora” simplesmente porque não são mais tendência.

Além disso, roupas e sapatos com boa qualidade tendem a durar mais, o que também evita o desperdício e o consumo exacerbado.

5. Slow Fashion 

Simplificando, slow fashion nada mais é do que o oposto da fast fashion. Assim, ela é um conceito que engloba uma conscientização e abordagem da moda que considera os processos e recursos necessários para fazer roupas, sapato, etc. 

Mais do que um modo de produção, o slow fashion ou moda lenta vai na contramão do consumismo e propõe que tanto marcas quanto compradores diminuam a produção exagerada e o consumo desenfreado.

Moda Sustentável: O Que É E Como Saber Se Uma Marca É Realmente Eco-Friendly

Algumas características de uma marca slow fashion

  • Uso de materiais sustentáveis ​​de alta qualidade, como o linho
  • As roupas são mais atemporais do que modernas
  • Muitas vezes vendido em lojas menores (locais) em vez de grandes empresas de cadeia
  • Vestuário de origem local, produzido e vendido
  • Poucos estilos específicos por coleção, que são lançados duas vezes ou no máximo três vezes por ano, ou uma coleção permanente sem temporada
  • Muitas vezes feito sob encomenda para reduzir a produção desnecessária

6. Valoriza a produção local

Marcas sustentáveis valorizam artesãos e costureiros, pagando-lhes o preço justo pelo trabalho realizado. 

Neste aspecto, ela também se difere do fast fashion, conhecido por usar mão de obra escrava em fábricas da Ásia, África e outros países.

7. Não usa produtos de origem animal

Por fim, uma marca engajada com causas ambientais também se preocupa com o bem-estar dos bichinhos.

Ou seja, elas não usam peças de origem animal em suas produções como o couro, peles, etc.

 

Moda sustentável: conclusão

Em suma, a moda sustentável é uma alternativa para que marcas, lojas e estilistas contribuam para diminuir o impacto da indústria no meio ambiente.

Assim, a diminuição da produção de lixo, adoção do slow fashion e uso de materiais veganos e recicláveis são atitudes fundamentais para salva o planeta.

Por fim, saiba também tudo sobre Sustentabilidade na moda e veja quais são as 6 atitudes que você pode tomar para ajudar o planeta !!

Gostou do artigo? Então, dê uma olhada em todas as dicas de moda e estilo e aproveite e siga também a Karin Matheus no Instagram para mais dicas de empoderamento, moda, estilo e sustentabilidade!