Karin com Você!
Você está Lendo
Upcycling na moda: O que é e como você pode aderir a tendência no seu dia a dia!
0

Upcycling na moda: O que é e como você pode aderir a tendência no seu dia a dia!

Você sabe o que é Upcycling na moda e como você pode fazer para adotar esta tendência no seu dia a dia?

De uns anos para cá as palavras moda e sustentabilidade tem se tornado inseparáveis. Cada vez mais os consumidores desejam usar peças de roupas que respeitem o meio ambiente e promovam o desenvolvimento sustentável.

Assim, é neste contexto que marcas e estilistas nacionais e internacionais têm apostado no Upcycling, uma técnica que prioriza o reaproveitamento de peças e materiais.

Afinal, a indústria da moda é a segunda indústria do mundo que mais polui o meio ambiente.

Por isso, novas formas de consumo e fabricação de peças têm sido adotadas por grifes, estilistas e também por consumidores mais conscientes.

Nesse cenário, a técnica do Upcycling vem crescendo muito ao redor do planeta e tem se mostrado como uma das melhores formas de sustentabilidade na prática.

Veja então o que é Upcycling na moda e veja como você pode adotar esta técnica no seu dia a dia.  

Upcycling na moda: A  mais nova tendência já chegou ao mercado de luxo internacional 

Ainda este ano grandes grifes como a Miu Miu e a Balenciaga já começaram a apostar em suas primeiras peças feitas totalmente com os restos de materiais de coleções passadas e até mesmo em peças feitas de materiais inusitados.

Apesar de ser uma técnica antiga, foi só em 2020 que grandes marcas e estilistas resolveram aderi-la.

O motivo?

A pandemia gerou  entre 40 e 160 bilhões de euros em estoque excedente , o que costuma ser mais do que o dobro da média de anos anteriores.

Assim, a opção destas marcas era continuar no antigo caminho de desperdício e produção de resíduos ou abrir a mente para  uma forma mais sustentável de reaproveitar o seu estoque.

Já aqui no Brasil, muito antes da Miu Miu ou da Balenciaga,  Karin Matheus já usava o Upcycling em suas criações. A estilista,  carrega com orgulho o título de 1º estilista e marca moda premium a trabalhar com consumo consciente.

Ao que tudo indica, a técnica veio para ficar e promete mudar por completo o processo de produção de roupas, acessórios, sapatos e bolsas, bem como também promete mudar  a forma como consumimos essas peças. 

Karin Matheus foi uma das primeiras estilistas brasileiras e usar a técnica em suas coleções!

 

 

O que é Upcycling na moda

Criado nos anos 90,  Upcycling nada mais é do que uma técnica que consiste em reaproveitar materiais já existentes e que seriam descartados e transformados em lixo,  em uma peça totalmente nova.

Assim, os estilistas costumam usar os restos de material de uma coleção antiga nas roupas e peças de uma nova coleção, por exemplo.

A Miu Miu apresentou recentemente a sua coleção Upcycled by Miu Miu onde 80 vestidos foram confeccionados com itens de coleções antigas garimpadas em brechós. 

Além disso, o Upcycling também consiste em ressignificar uma peça ou material, ou seja, dar uma “função fashion” a objetos que não fazem parte do universo da moda. 

Este é o caso da Balenciaga que em seu último desfile apresentou um casaco feito completamente de cadarços.

Além de estimular a criatividade, o Upcycling também evita o desperdício e gera peças totalmente  exclusivas e únicas.

Miu Miu lança sua primeira coleção de peças upcycled, veja aqui os bastidores do processo - Vogue | moda
Vestido da coleção Upcycled by Miu Miu

 

Por que o upcycling é a maior tendência da moda no momento? - Vogue | moda
Casaco da Balenciaga feito de cadarços !

 

 

Diferenças entre Upcycling e reciclagem

Algumas pessoas costumam confundir o Upcycling com a reciclagem. Contudo, elas são técnicas completamente diferentes.

Enquanto o processo de reciclagem utiliza a ajuda de máquinas e aparelhos para transformar uma peça ou material, o Upcycling é uma técnica manual que se assemelha muito a customização, por exemplo. 

Imagine  uma camisa de couro com mangas bufantes cujas mangas foram descosturadas do tecido em couro e em seguida foram novamente costuradas a uma camisa de malha, por exemplo.

Ou seja, você criou uma peça totalmente nova e exclusiva com o algumas partes ou tecidos de outra roupa completamente diferente.

 

 

Vantagens do Upcycling na moda

1. Contribui para o meio ambiente

A indústria da moda com toda a certeza, é uma das indústrias que mais afetam o meio ambiente.

Primeiramente, pela necessidade da indústria têxtil em utilizar recursos naturais como água, por exemplo, pela quantidade de gases emitidos na atmosfera e por fim, pela produção de toneladas de dejetos.

Desse modo, técnicas como Upcycling aliadas ao slow fashion etc tornam-se indispensáveis e urgentes.

Afinal, reutilizar um material ou uma peça já existente impede que mais e mais recursos naturais sejam gastos na confecção de uma roupa nova e impedem também o desperdício e produção excessiva de lixo.

2. Confecção de peças únicas e exclusivas 

Se criar uma peça do zero não é uma tarefa fácil, imagine ter que criar uma roupa de materiais que sobraram de coleções anteriores ou de materiais completamente inusitados? 

Um desafio que somente os estilistas mais criativos e inovadores conseguem vencer.

O resultado são peças eco- friendly, exclusivas e cheias de personalidade.  

3. Economia 

Como não há a necessidade de produzir e nem de adquirir novas matérias primas para a produção de uma nova peça, as marcas e estilistas que aderem à técnica economizam luz, água e também na compra de novos materiais.

Se você adotar o Upcycling  na sua casa, você também poderá economizar muito ao transformar aquela roupa que você não gosta mais em uma novinha em folha.

Conjunto de moletom feito com Upcycling

 

 

 

Como aderir ao Upcycling no seu dia a dia 

Você sabia que você também pode usar o Upcycling no seu dia a dia  ? Veja como:

1. Comprar peças fabricadas com  o uso da técnica

A primeira dica para você aderir ao Upcycling no seu dia a dia e passar a ter um consumo mais consciente é comprando peças que passaram pela técnica.

Assim, procure marcas e estilistas que já são adeptos da técnica e compre os produtos confeccionados a partir dela.

2. Reaproveite as peças do seu guarda roupa 

A melhor forma de você aplicar o Upcycling no dia a dia é pegando peças do seu guarda roupa que você não usa ou não gosta mais e dar outra função a ela.

Assim, sabe aquele lenço velho que fica lá no fundo do seu armário? Ele  pode virar uma linda blusa ou top. 

Aquela calça que já saiu de moda há anos pode virar um short novo.  Já aquela bata que você usou na gravidez pode virar uma saia  e por ai vai.

Além disso, você também pode adicionar detalhes como recortes, costuras, tecidos etc para dar uma cara nova e mais moderna à peça. 

Seja como for, usar a criatividade é fundamental para criar peças únicas e que sejam a sua cara. 

Além da moda, você também pode usar o Upcycling com móveis e itens de decoração. Mas, sempre se atente a ideia de reaproveitar objetos e materiais, dando a eles um novo significado, função ou aparência.

Enfim, o Upcycling na moda é muito mais do que uma tendência passageira. Na verdade, a técnica representa o futuro, onde estilistas, marcas e consumidores se unirão em prol de uma moda mais sustentável e ecológica.