Você sabe como montar um guarda-roupa inteligente, que seja estiloso, versátil e sustentável ao mesmo tempo? Você é aquele tipo de pessoa que tem milhares de roupas no armário, mas que ainda assim sempre tem a sensação que não tem nada para vestir na hora de sair? Imagine se você pudesse ter a sua disposição um closet composto só por look incríveis, sem perder tempo procurando uma peça de roupa?
Aprender a montar guarda-roupa inteligente é sem dúvida, uma das melhores soluções para quem tem milhares de peças, mas não usa a grande maioria.
Assim, com um armário inteligente você irá conseguir usar todas as roupas que você mais gosta e conseguir compor vários looks diferentes com as mesmas peças.
Desse modo, além de passar a se vestir muito melhor, você também vai parar de gastar tempo e dinheiro com roupas que, na maioria das vezes, você não usa.
Outra vantagem do guarda-roupa inteligente é que ele também é sustentável para o planeta. Afinal, um dos maiores princípios para montar este tipo de armário é a redução do consumo, do desperdício e o uso de peças de qualidade.
Confira!
Qual a diferença entre guarda-roupa inteligente e armário cápsula?
Você sabe a diferença entre um guarda-roupa cápsula e um guarda-roupa inteligente? Apesar de parecerem a mesma coisa, na verdade eles são bem diferentes um do outro.
Assim, o armário cápsula nada mais é do que uma seleção de peças coringas que em geral são mais básicas e que combinam com praticamente qualquer outra peça. Além disso, o armário cápsula é composto por um determinado número de peças, geralmente 60, onde parte é composta por roupas de frio e a outra por roupas de calor.
Em contrapartida, um guarda-roupa inteligente não tem um número específico de peças. Entretanto, ele é composto por peças-chaves de cada estilo e por isso varia muito de pessoa para pessoa.
Mas, assim como o cápsula, é muito importante que as peças do armário inteligente conversem entre si e permitam várias combinações e looks diferentes.
Como montar um guarda-roupa inteligente
1. Autoconhecimento
A primeira dica para você montar um guarda-roupa inteligente é o autoconhecimento. Assim, conhecer o seu estilo é fundamental para que você compre peças que realmente vai usar e que representam a sua personalidade.
Além disso, conhecer o seu tipo físico também é muito importante para investir em roupas que você se sinta bem, valorize seus pontos fortes e disfarce seus pontos fracos.
Por fim, ter uma cartela de cores bem definida também é primordial. Para isso, a colorimetria pode te ajudar bastante a saber quais cores mais combinam com seu tom de pele e realçam a sua aparência.
- Aproveite e leia também: tipos de corpos femininos: você sabe qual é o seu? Descubra!
2. Organização
Organização é a palavra-chave para montar um guarda-roupa inteligente. Afinal, só sendo organizada você poderá ter o controle de todas as peças que você tem.
3. Prefira peças coringas
As peças curingas são aquelas peças que, antes de mais nada, são versáteis e que você pode usá-las em qualquer ocasião, desde um passeio no parque até uma festa de casamento.
Além disso, esse tipo de peça costuma transitar perfeitamente entre todos os 7 estilos universais e outros, sem tirar a identidade inerente a cada estilo.
E, por fim, as peças curingas são aquelas que ficam bem em qualquer tipo de corpo, não importando o peso, idade ou altura de quem usa. Afinal, estas peças são atemporais e nunca saem de moda.
4. Invista em Peças-chaves do seu estilo
Saber quais são as peças essenciais do seu estilo é fundamental para montar um armário funcional, estiloso e sustentável.
Além disso, outra vantagem em saber quais são suas peças essenciais é que, assim, você poderá ser mais assertiva na hora das compras, evitando adquirir roupas ou sapatos que certamente você não irá usar.
Desse modo, além de economizar muito dinheiro você também ajuda o planeta, evitando o desperdício e o consumo exacerbado. Ou seja, tudo de bom, não é mesmo?
5. Priorize peças de qualidade
Ter poucas e boas peças de roupas é uma das melhores formas de ser sustentável na moda.
O motivo é muito simples!
Uma peça de qualidade tem uma durabilidade muito maior do que uma peça feita com material de baixa qualidade como o poliéster, por exemplo, onde são gastos cerca de 70 milhões de barris de petróleo por ano para produzir esta fibra.
Neste sentido, o conceito de armário cápsula vem crescendo muito, principalmente após a pandemia.
Assim, investir em um armário com poucas, mas boas peças é uma ótima forma de ser uma consumidora mais consciente.
6. Evite o consumo exagerado
Reduzir o consumo sem dúvida é uma das principais atitudes que você pode tomar no seu dia a dia para diminuir o impacto da indústria da moda no meio ambiente.
Afinal, para atender a uma demanda constante e gigantesca de consumo, as marcas e empresas precisam retirar cada vez mais matérias-primas do meio ambiente, usar uma grande quantidade de energia elétrica e de água etc.
Todo este processo é extremamente prejudicial ao meio ambiente pois aumenta a emissão de gases poluentes, poluição geral e destrói diversos ecossistemas.
Além disso, cada vez mais as peças produzidas pela indústria têm menor qualidade e consequentemente menor tempo de vida útil.
Assim, ser um consumidor consciente é fundamental, por isso evite comprar por impulso e resista a promoções, onde certamente, você vai comprar algo que não precisa.
Pense bastante antes de comprar uma peça e avalie se você vai de fato usá-la ou vai ser mais uma peça entre milhares que vão ficar paradas no seu closet.
- Leia também: Sustentabilidade na moda: 6 atitudes que você pode tomar para ajudar o planeta !!
7. Desapegue
Enfim, a última dica para ter um guarda-roupa inteligente e sustentável é desapegar das peças que você não usa mais. Assim, não deixe de “fazer a limpa” no seu armário com certa frequência para ver o que você ainda irá usar ou não.
Desse modo, tudo aquilo que você acredite que não vá mais usar é sinal que é hora de desapegar.
Você pode doar ou vender aquela peça parada no seu armário. Sem dúvida, está é uma ótima forma de ajudar o próximo e também o meio ambiente.
Enfim, autoconhecimento, organização e consumo consciente são as melhores formas de montar um guarda-roupa inteligente, funcional e sustentável.
Gostou do artigo? Então, dê uma olhada em todas as dicas de moda e estilo e aproveite e siga também a Karin Matheus no Instagram para mais dicas de empoderamento, moda, estilo e sustentabilidade!