Karin com Você
Você está Lendo
Como montar um guarda-roupa inteligente: o segredo do armário estiloso e sustentável
0

Como montar um guarda-roupa inteligente: o segredo do armário estiloso e sustentável

Você sabe como montar um guarda-roupa inteligente, que seja estiloso, versátil e sustentável ao mesmo tempo? Você é aquele tipo de pessoa que tem milhares de roupas no armário, mas que ainda assim sempre tem a sensação que não tem nada para vestir na hora de sair? Imagine se você pudesse ter a sua disposição um closet composto só por look incríveis, sem perder tempo procurando uma peça de roupa? 

Aprender a montar guarda-roupa inteligente é sem dúvida, uma das melhores soluções para quem tem milhares de peças, mas não usa a grande maioria.  

Assim, com um armário inteligente você irá conseguir usar todas as roupas que você mais gosta e conseguir compor vários looks diferentes com as mesmas peças. 

Desse modo, além de passar a se vestir muito melhor, você também vai parar de gastar tempo e dinheiro com roupas que, na maioria das vezes, você não usa. 

Outra vantagem do guarda-roupa inteligente é que ele também é sustentável para o planeta. Afinal, um dos maiores princípios para montar este tipo de armário é a redução do consumo, do desperdício e o uso de peças de qualidade.

Confira!

Qual a diferença entre guarda-roupa inteligente e armário cápsula?

Você sabe a diferença entre um guarda-roupa cápsula e um guarda-roupa inteligente? Apesar de parecerem a mesma coisa, na verdade eles são bem diferentes um do outro.

Assim, o armário cápsula nada mais é do que uma seleção de peças coringas que em geral são mais básicas e que combinam com praticamente qualquer outra peça. Além disso, o armário cápsula é composto por um determinado número de peças, geralmente 60, onde parte é composta por roupas de frio e a outra por roupas de calor. 

Em contrapartida, um guarda-roupa inteligente não tem um número específico de peças. Entretanto, ele é composto por peças-chaves de cada estilo e por isso varia muito de pessoa para pessoa.

Mas, assim como o cápsula, é muito importante que as peças do armário inteligente conversem entre si e permitam várias combinações e looks diferentes. 

Como montar um guarda-roupa inteligente

1. Autoconhecimento

A primeira dica para você montar um guarda-roupa inteligente é o autoconhecimento. Assim, conhecer o seu estilo é fundamental para que você compre peças que realmente vai usar e que representam a sua personalidade.

Além disso, conhecer o seu tipo físico também é muito importante para investir em roupas que você se sinta bem, valorize seus pontos fortes e disfarce seus pontos fracos.

Por fim, ter uma cartela de cores bem definida também é primordial. Para isso, a colorimetria pode te ajudar bastante a saber quais cores mais combinam com seu tom de pele e realçam a sua aparência. 

2. Organização 

Organização é a palavra-chave para montar um guarda-roupa inteligente. Afinal, só sendo organizada você poderá ter o controle de todas as peças que você tem. 

3. Prefira peças coringas

As peças curingas são aquelas peças que, antes de mais nada, são versáteis e que você pode usá-las em qualquer ocasião, desde um passeio no parque até uma festa de casamento.

Além disso,  esse tipo de peça costuma transitar perfeitamente entre todos os 7 estilos universais e outros, sem tirar a identidade inerente a cada estilo.

E, por fim, as peças curingas são aquelas que ficam bem em qualquer tipo de corpo, não importando o peso, idade ou altura de quem usa. Afinal, estas peças são atemporais e nunca saem de moda. 

4. Invista em Peças-chaves do seu estilo 

Saber quais são as peças essenciais do seu estilo é fundamental para montar um armário funcional, estiloso e sustentável. 

Além disso, outra vantagem em saber quais são suas peças essenciais é que, assim, você poderá ser mais assertiva na hora das compras, evitando adquirir roupas ou sapatos que certamente você não irá usar.

 Desse modo, além de economizar muito dinheiro você também ajuda o planeta, evitando o desperdício e o consumo exacerbado. Ou seja, tudo de bom, não é mesmo?  

5. Priorize peças de qualidade

Ter poucas e boas peças de roupas é uma das melhores formas de ser sustentável na moda. 

O motivo é muito simples!

Uma peça de qualidade tem uma durabilidade muito maior do que uma peça feita com material de baixa qualidade como o poliéster, por exemplo, onde  são gastos cerca de 70 milhões de barris de petróleo por ano para produzir esta fibra. 

Neste sentido, o conceito de armário cápsula vem crescendo muito, principalmente após a pandemia.

Assim, investir em um armário com poucas, mas boas peças é uma ótima forma de ser uma consumidora mais consciente. 

6.  Evite o consumo exagerado

Reduzir o consumo sem dúvida é uma das principais atitudes que você pode tomar no seu dia a dia para diminuir o impacto da indústria da moda no meio ambiente.

Afinal, para atender a uma demanda constante e gigantesca de consumo,  as marcas e empresas precisam retirar cada vez mais matérias-primas do meio ambiente, usar uma grande quantidade de  energia elétrica e de água etc.  

Todo este processo é extremamente prejudicial ao meio ambiente pois aumenta a emissão de gases poluentes, poluição geral e destrói diversos ecossistemas.

Além disso, cada vez mais as peças produzidas pela indústria têm menor qualidade e consequentemente menor tempo de vida útil. 

Assim, ser um consumidor consciente é fundamental, por isso evite comprar por impulso e resista a promoções, onde certamente, você vai comprar algo que não precisa.

Pense bastante antes de comprar uma peça e avalie se você vai de fato usá-la  ou vai ser mais uma peça entre milhares que vão ficar paradas no seu closet.

7. Desapegue

Enfim, a última dica para ter um guarda-roupa inteligente e sustentável é desapegar das peças que você não usa mais. Assim, não deixe de “fazer a limpa” no seu armário com certa frequência para ver o que você ainda irá usar ou não.

Desse modo, tudo aquilo que você acredite que não vá mais usar é sinal que é hora de desapegar. 

Você pode doar ou vender aquela peça parada no seu armário. Sem dúvida, está é uma ótima forma de ajudar o próximo e também o meio ambiente. 

Enfim, autoconhecimento, organização e consumo consciente são as melhores formas de montar um guarda-roupa inteligente, funcional e sustentável.

Gostou do artigo? Então, dê uma olhada em todas as dicas de moda e estilo e aproveite e siga também a Karin Matheus no Instagram para mais dicas de empoderamento, moda, estilo e sustentabilidade!