Karin com Você
Você está Lendo
Como usar calça pantalona: o guia definitivo desse clássico do guarda-roupa feminino!
2

Como usar calça pantalona: o guia definitivo desse clássico do guarda-roupa feminino!

Apesar de ser um clássico do guarda-roupa feminino, muitas mulheres ainda não sabem como usar calça pantalona, e por isso, acabam não investindo na peça. Sou baixinha, será que posso usar? Com que sapato combinar? Posso usar no verão? Se você já se fez algumas dessas perguntas, então não deixe de ler esse artigo até o fim. 

 Com cintura alta, pernas longas e fluídas e barra cumprida, sem dúvida ela é um must have que toda mulher deveria ter no armário. Elegantes, elas conseguem deixar qualquer look mais sofisticado em questão de segundos. 

Como se não bastasse, elas também são muito versáteis e você poderá usá-las em qualquer ocasião e em todas as estações do ano. Além disso, ela também é super democrática e fica bem em qualquer tipo de corpo.

 Mas, para usar a peça e arrasar, é fundamental conhecer algumas dicas que vão te ajudar muito na hora de comprar a sua e principalmente, na hora de compor looks incríveis.

Confira então, tudo o que você precisa saber sobre a calça pantalona!

O que é calça pantalona?

A pantalona é aquele modelo de calça que possui as pernas bem longas e fluídas cuja barra é bem cumprida, chegando quase a encostar no chão.

Sinônimo de elegância, ela surgiu pela primeira nos anos 70 e foi uma verdadeira febre na época. Após um tempo longe do cenário da moda, ela voltou com tudo. Afinal, ela une sofisticação, feminilidade, praticidade e muito conforto em uma só peça.

Além disso, existem os mais variados tipos de calça pantalona. Alguns modelos são mais sequinhos e outros são tão volumosos que parecem até uma saia. Inclusive, ela pode ser confeccionada em vários tecidos, indo desde os mais nobres e leves até os mais pesados como o jeans, por exemplo.

Outro ponto importante que vale destacar é a barra da calça que em alguns modelos são mais cumpridas chegando a encostar no chão e cobrir totalmente os pés. Já outras costumam ter a barra menor e deixam a parte da frente dos pés á mostra.

Sejam coloridas, neutras, estampadas ou lisas, o fato é que existem os mais variados estilos de calça pantalona que você poderá usar em várias ocasiões do dia a dia.

Qual blusa usar com calça pantalona 

Por ser uma peça larga, certamente o melhor tipo de blusa para usar com calça pantalona são aquelas que ficam mais justas no corpo. Assim, blusas como regatas, bodys, segunda pele e croppeds são ótimas opções para deixar o seu look mais harmônico.

Qual sapato usar com calça pantalona 

 A calça pantalona é longa, fluida e tem uma barra bem comprida que costuma chegar até o calcanhar. Sendo assim, não tem como negar que os melhores sapatos para você usar com ela é o salto.

Além disso, tênis, botas com a sola tratorada e até as papetes são boas alternativas para você usar com pantalona, pois apesar de não terem salto, eles são calçados mais grossos. Isso faz com que você se sinta mais segura ao andar e também evita que a barra da calça arraste no chão.

Como usar calça pantalona: o guia definitivo desse clássico da moda! calça pantalona com brilho

Pode usar pantalona com rasteirinha? 

Apesar das pantalonas serem perfeitas para usar com saltos altos, você pode sim, usá-las com sandálias baixas como as rasteiras, por exemplo.

Contudo, para a calça não arrastar no chão a dica é comprar uma pantalona com uma barra menor ou, então diminuir a barra de uma que você já tenha.

Como usar calça pantalona: o guia definitivo desse clássico da moda! calça pantalona azul-marinho

Quem pode usar a calça pantalona

Todas!! A calça pantalona é um modelo versátil que beneficia e valoriza todos os tipos de corpos. Se você tem o quadril largo, ela é uma ótima aliada para te ajudar a disfarçar a região.

Do contrário, se você tem pouco quadril e pouco bumbum, uma pantalona com bolsos na lateral e com uma modelagem evasê pode valorizar esta parte do seu corpo.

Já quem tem pouca cintura e gostaria de dar uma afinada nela, os modelos com o cós alto são ótimas opções.

Por fim, para quem está acima do peso e quer disfarçar a barriga, a pantalona também é uma ótima aliada. Nesses casos, prefira aquelas com tecidos mais fluidos, cores neutras ou então aquelas com estampas mais discretas como o poá, por exemplo. 

Baixinhas podem usar calça pantalona ?

Por ser uma calça com as pernas largas e cumpridas, muitas baixinhas podem sentir receio de usar a peça.

Contudo, existem alguns truques que vão te ajudar a usar a pantalona sem medo. Veja!

  • Prefira uma pantalona com estampa de listras na vertical para alongar a silhueta
  • Use a calça com salto alto
  • Invista num look monocromático 
  • Aposte em um sapato que seja da mesa cor da calça
  • Prefira calçados com o bico fino

Não deixe de ler 15 Truques para alongar a silhueta e parecer mais alta sem salto alto!

Como usar calça pantalona no verão

Apesar de ser uma peça mais usada no inverno, você não só pode, como deve usar a pantalona no verão.

Assim, para criar looks elegantes e fresquinhos a combinação pantalona + top ou cropped é certeira. Nos pés, aposte em uma sandália com salto alto ou então em uma papete, se você gosta de mais conforto.

Além disso, opte por modelos com tecidos mais leves e fluidos como malha, musseline, linho etc. 

Por fim, invista em calças com estampas mais alegres e tropicais. Para uma proposta mais elegante e discreta, aquelas em tons mais claros como bege, rosê, off white e etc são ótimas opções.

Como usar calça pantalona: o guia definitivo desse clássico da moda!, calça pantalona branca

Como usar calça pantalona no inverno

No inverno você já pode optar por pantalonas com tecidos mais grossos como o jeans, por exemplo. Além disso, cores mais escuras como o preto, vinho e verde-militar são ótimas opções.

Na parte de cima, blusas segunda pele, suéters e camisas com gola alta garantem um visual sofisticado. Quanto a terceira peça, prefira aquelas com comprimento cropped ou que cheguem, no máximo, até a cintura, para deixar a sua silhueta mais equilibrada.

Nos pés, tênis, botas e coturnos com ou sem salto deixam o look mais moderno e despojado.

Como usar calça pantalona na praia

A calça pantalona é uma peça tão versátil que você pode, inclusive, usá-la como saída e assim deixar seus looks de praia ainda mais chiques e descolados.

Nestes casos, o ideal é escolher modelos cuja barra seja um pouco menor e deixem os pés á mostra para você poder usar com rasteiras ou chinelos.

Além disso, prefira aquelas que tenham tecidos mais finos e frescos como algodão, malha etc. 

Para um look praiano ainda mais estiloso e elegante, que tal combinar a cor da sua calça com o seu biquíni?

  • Confira também Saída de praia: 7 modelos incríveis para você usar no verão!

Como usar calça pantalona no trabalho

Usar a calça pantalona no trabalho é uma ótima forma de deixar seu office look mais elegante e confortável.

Desse modo, prefira aquelas mais formais como as de alfaiataria. Quanto a cor, invista em tons neutros, como o preto, por exemplo, que além de prático, combina com tudo.

Na parte de cima você pode pôr uma camisa social ou uma t-shirt lisa, caso o ambiente do seu trabalho seja mais informal. Finalize a produção com um blazer e um sapato social.

Como usar calça pantalona em looks casuais

Almoço com a família, café com as amigas e cineminha com o marido pedem um bom look casual, não é mesmo? E nesses momentos, mais uma vez a pantalona pode te ajudar a compor outfits incríveis.

Você pode usá-la com rasteiras, papetes, tênis e saltos anabela. No inverno basta adicionar uma jaqueta à produção para um visual cool e moderno.

Quanto as camisas, invista em t-shirts com estampas e frases, tops, bodys e etc. 

Pode usar calça pantalona em casamentos e formaturas?

 A calça pantalona é uma ótima peça para você usar em casamentos, formaturas etc. Afinal, assim como os vestidos, elas são elegantes e super femininas.

Todavia, como é uma ocasião mais formal é importante escolher modelos que tenham tecidos mais nobres como veludo, seda, musseline, etc.

Na parte de cima, use uma blusa poderosa que tenha brilho, decote, paetê ou qualquer detalhe que valorize à produção. 

Nos pés, nada como um belo salto alto com brilho para deixar o look ainda mais elegante.

Como usar calça pantalona: o guia definitivo desse clássico da moda! calça pantalona preta

Gostou do artigo? Então, dê uma olhada em todas as dicas de moda e estilo e aproveite e siga também a Karin Matheus no Instagram para mais dicas de empoderamento, moda, estilo e sustentabilidade!