Karin com Você!
Você está Lendo
Roupas sustentáveis: o que é, principais características e muito mais!
1

Roupas sustentáveis: o que é, principais características e muito mais!

Você sabia que a moda é a segunda indústria mais poluente do planeta, ficando atrás apenas da indústria petrolífera? Um levantamento realizado pela Global Fashion Agenda, organização sem fins lucrativos, mostra que mais de 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis foram descartados recentemente. E não para por aí! A projeção é de um aumento de 60%, o equivalente à 140 milhões de toneladas nos próximos oito anos. Nesse cenário, caótico, investir em roupas sustentáveis é urgente!

Neste artigo você vai descobrir o que é uma roupa sustentável, suas principais características e como o consumo de peças ecologicamente corretas podem mudar o planeta. Confira!

O que é uma roupa sustentável?

Roupas sustentáveis são aquelas cujo material usado para fabricação é 100% natural. Assim, elas são geralmente feitas de  fibras de garrafa pet, algodão orgânico, bambu, sacolas plásticas, etc. Devido ao aumento do impacto negativo da moda no desenvolvimento ambiental e socioeconômico, cada vez mais empresas, estilistas e consumidores buscam formas éticas e sustentáveis de produção e consumo.

Contudo, além de comprar peças fabricadas com recursos naturais e que não afetam a natureza, também existem outras formas de consumir roupas sustentáveis. Assim, técnicas como o upcycling e até mesmo, o uso de peças second hand (itens usados, vendidos em brechós) são ótimas alternativas. 

Como saber se a roupa e sustentável?

Você sabe como identificar se uma roupa é sustentável? Em primeiro lugar, é muito importante conhecer a fundo a marca que você está consumindo. Desse modo, você precisará identificar os seguintes aspectos.

  • O material utilizado para composição das peças; esses materiais são poluentes? Demoram anos para se decompor ou são recicláveis?;
  • o consumo de recursos naturais na fabricação; desperdício de água e emissão gases poluentes;
  • o procedimento de descarte das peças- se a empresa produz muito lixo ou reaproveita os materiais;
  • Uso de mão de obra escrava- outro problema da indústria da moda é o uso de trabalho escravo em suas fábricas. Por isso, verifique se a marca paga salários justos aos seus funcionários e respeita os direitos humanos e trabalhistas;
  • Uso de material de origem animal- evite empresas que usam pele ou couro de animais em suas coleções. 

Esses são os principais aspectos que você precisa se atentar para ter a certeza que está consumindo um produto ecológico. Confira, em seguida, as principais características de uma roupa sustentável.  

Tecidos sustentáveis

Antes de mais nada, roupas sustentáveis são feitas de tecidos naturais,  cujo material não polui o meio ambiente, tem um ciclo de vida duradouro e a sua fabricação não acarreta emissão de gases e nem o desperdício de água. Alguns exemplos são:

  • Lã;
  •  Linho; 
  • cânhamo, 
  • os tecidos de bambu e de soja;
  • os couros de cacto, maçã e abacaxi; 
  • liocel e o modal (feitos a partir de polpa de madeir.
Roupas sustentáveis: o que é, principais características e muito mais!
Foto: Canva

Upcycling 

Criado nos anos 90, Upcycling é uma técnica que consiste em reaproveitar materiais já existentes – que seriam descartados e transformados em lixo-, em uma peça totalmente nova. Dessa forma, os estilistas costumam usar os restos de material de uma coleção antiga nas roupas de uma nova coleção, por exemplo.

Dessa forma, o upcycling não polui o ambiente, pois não há descarte de peças e nem de materiais. Assim, tudo é reaproveitado e ressignificado, dando origem a uma nova peça. 

Foto: Canva

Zero Waste

A moda do desperdício zero é uma nova maneira de pensar – uma filosofia que força os designers a desafiar as técnicas existentes. Tecido desperdiçado = dinheiro desperdiçado e um planeta poluído, e alguns designers experientes estão fazendo o possível, não apenas para reduzir o lixo em seu ciclo de produção, mas para reciclar quaisquer restos que possam ter.

Geralmente, existem duas estratégias para a moda com desperdício zero: criação de padrões criativos que usa 100% de um determinado material e upcycling quando você gera roupas a partir de materiais remanescentes.

Moda circular

A moda circular é o conjunto roupas, sapatos ou acessórios projetados, adquiridos, produzidos e fornecidos com a intenção de serem usados ​​e circulados de forma responsável e eficaz na sociedade. Isso pelo maior tempo possível em sua forma mais valiosa. Assim, a partir de então, voltar com segurança a biosfera quando não for mais de uso humano.

A moda circular significa que cada parte da vida útil de uma peça de roupa é cíclica. Assim, ela começa com o design e também com a longevidade e atemporalidade da peça, depois nos materiais e se esses são ou não sustentáveis. Antes da confecção do item verifica-se se sua produção é justa e ética; se os direitos dos trabalhadores e dos animais estão sendo respeitados. Uma vez que a peça esteja usada, ela deve ser reparada ou redesenhada, ao invés de ser descartada, alugada, trocada ou vendida em segunda mão. Tudo isso significa vamos que cada vez comprar menos e como consequência, diminuir o desperdício.

Assim, comprar em brechós, aplicativos de venda de usados, etc, são formas simples de aderir à moda circular aumentando o tempo de vida útil daquela peça. 

Eco moda

A eco moda, ou moda ecológica, é um ramo da moda sustentável que considera os impactos ambientais em todos os estágios de fabricação de um produto. Dessa forma, reduz-se o consumo de recursos, escolhendo materiais e processos que diminuam o impacto ambiental em todo o ciclo. 

Assim, há o uso de tecidos de fibras orgânicas e métodos de produção que minimizem a contaminação ambiental, evitando ao máximo o uso de produtos químicos poluentes. Algumas alternativas são o algodão orgânico e fibras de abacaxi, de bambu e de cânhamo.

Ou seja, antes de fabricar uma peça, o produtor deve analisar diversos fatores como a capacidade de renovação da fonte, o processo transformação da fibra em tecido e quantidade de carbono do material. 

Roupas sustentáveis: o que é, principais características e muito mais!
Foto: Canva

Enfim, a roupa sustentável é aquela que não polui o ambiente, não gera desperdício e respeita os direitos dos trabalhadores e dos animais. Quer saber como se tornar um consumidor consciente? Então, saiba mais sobre sustentabilidade na moda e veja 6 atitudes que você pode tomar para ajudar o planeta!!

Gostou do artigo? Dê uma olhada em todas as dicas de moda e estilo e aproveite e siga também a Karin Matheus no Instagram para mais dicas de empoderamento, moda, estilo e sustentabilidade!