Karin com Você
Você está Lendo
Tipo De Vestido Para Cada Corpo: como escolher o modelo ideal para você!
0

Tipo De Vestido Para Cada Corpo: como escolher o modelo ideal para você!

O verão chegou e com as temperaturas altas nada melhor do que o bom e velho vestido para refrescar nos dias mais quentes do ano. Elegantes e práticos, você pode usar essa peça clássica do guarda-roupa feminino para valorizar seus pontos fortes e disfarçar os fracos. Para isso, é fundamental conhecer qual é o tipo de vestido para cada corpo!

Afinal, com o modelo certo além de esbanjar feminilidade e sensualidade você também pode disfarçar aquela barriguinha saliente, destacar suas qualidades e até parecer mais alta.

Duvida?

Então confira quais são os 8 principais modelos de vestido e saiba qual deles é o ideal para você.

Quais são os tipos de vestido ?

Apesar de existirem vários tipos diferentes de vestido, as modelagens mais comuns são:

  1. Vestido envelope
  2. Evasê
  3. Vestido rodado
  4. Tubinho
  5. Trapézio
  6. Vestido longo
  7. Midi
  8. Mini

1. Vestido transpassado ou envelope

O vestido transpassado é aquele modelo super democrático que fica bem com todos os tipos de corpos. Contudo, quem tem barriguinha, quadril largo e pouca cintura vai se beneficiar ainda mais dele.

Isso porque ele afina a cintura, disfarça os quadris, o abdômen e alonga a silhueta.

Além disso, ele é aquele tipo de roupa que combina com qualquer estilo e que você poderá usar em qualquer ocasião.

Vai para uma festa a noite? Use o vestido transpassado com um salto alto poderoso! Passeio no shopping? É só jogar um tênis ou rasteirinha!

Reunião de trabalho? Aposte em sapatos sociais ou fechados como sapatilhas, mocassins e scarpins.

Como usar vestido envelope? O vestido que favorece todo tipo físico
Fonte: Pinterest

2. Evasê

O evasê é aquele modelo de vestido que costuma ser mais soltinho na região dos quadris e mais justo na cintura. Sendo assim, ele é uma ótima opção, especialmente para quem tem o quadril largo.

Seu formato em “A” ajuda a disfarçar essa região na medida certa enquanto cria um efeito de movimento.

Super feminino, o vestido evasê é um modelo que esbanja elegância e feminilidade. Por isso, ele é perfeito para usar em ocasiões mais formais.

Além disso, ele pode vir nos comprimentos mini, midi e longo. Se você é baixinha, dê preferência ao mini, pois ele ajuda a alongar a silhueta. Já quem tem os quadris largos e coxas grossas pode se sentir mais a vontade com o midi ou o longo.

Vestido evasê: como usar o modelo que valoriza todo tipo de corpo
Fonte: Pinterest

3. Vestido rodado

Femininos e delicados, os vestidos rodados são ótimos para mulheres que adoram o estilo romântico. Além disso, por ser mais largo da cintura para baixo ele é o modelo ideal para quem tem pouco quadril.

Afinal, o volume a mais na parte inferior cria a ilusão de cintura mais fina e faz parecer que seu quadril é maior.

4. Tubinho

Clássico dos clássicos, o tubinho é aquele tipo de vestido que não tem erro. Assim, se você quer arrasar por aí esbanjando sensualidade e elegância, ele é o modelo certo.

Em corte reto e justo ao corpo ele é aquele tipo de roupa que realça suas curvas de uma maneira discreta e bem sutil. Apesar de ser super democrático, o tubinho é perfeito para mulheres com o corpo ampulheta, aquele tipo de corpo cujos quadris e ombros são alinhados e a cintura é fina.

A dica para quem não tem esse biotipo é prestar a atenção aos detalhes. Dessa forma, se você tem os ombros mais largos prefira modelos com decote em V ou com manga curta. Para quem tem o quadril grande e o ombro estreito invista nos tubinhos que agreguem volume na parte de cima.

Por exemplo, aqueles que tem mangas bufantes, ombreiras, decote em canoa, etc.

Por fim, se você não tem a cintura definida, a dica é usar o tubinho com um cinto marcando bem essa região.

  • Confira o artigo Como usar cinto: Dicas e truques para usar a peça a seu favor!
Tipo De Vestido Para Cada Corpo: Como Escolher O Modelo Ideal Para Você!

5. Vestido trapézio

Com formato que dá nome ao vestido, o modelo trapézio foi inventado pelo estilista Yves Saint Laurent em 1960. Assim, ele é caracterizado por ter a barra mais larga do que a parte superior que costuma ser mais estreita. Com caimento fluido, eles são confortáveis, refrescantes e elegantes.

Em corte reto e formato em ‘A’ ele deixa o corpo mais alongado dando a impressão que você é mais alta e magra.

O vestido Mondrian do estilista Yves Saint Laurent foi o primeiro vestido no modelo trapézio.

6.Vestido longo

Sinônimo de elegância, o comprimento longo é o queridinho das mulheres. Versáteis, você poderá usá-los em qualquer ocasião indo desde um casamento até a praia. O que muda, é claro, são detalhes como tecidos, caimento etc.

Eles são perfeitos para mulheres altas que estão um pouco acima do peso. Afinal, este modelo alonga a silhueta deixando o seu corpo mais longilíneo.

7. Midi

Já tem um tempinho que o vestido midi tem feito muito sucesso. Esse comprimento era moda nos anos 50 e desde 2015 voltou ao cenário fashion com força total.

Assim, sua principal característica é seu comprimento que costuma chegar até o joelho. Apesar dele ser ideal para mulheres altas, as baixinhas também podem usar.

Para isso, a grande dica é apostar em sapatos nude. Isso porque essa cor ajudar a alongar as pernas e dão a impressão que você é mais alta. Outra dica interessante é apostar nos looks monocromáticos que também são ótimos para esticar a silhueta.

8. Mini

Sucesso nos anos 60, 90 e 2000 o comprimento mini voltou com tudo na temporada de desfiles verão 2021/22. Com recortes estratégicos, fendas e transparência, as minissaias e mini vestidos marcam também o retorno do estilo sexy.

Para as baixinhas, certamente este é o melhor comprimento. Afinal, eles deixam as pernas a mostra e assim dão a impressão que sua silhueta é mais alongada.

Quem tem as pernas grossas e o bumbum grande também pode usar mini vestidos, desde que eles não sejam muito curtos e que você se sinta confortável.

Como escolher o vestido ideal para cada tipo de corpo

Para escolher o vestido ideal para o seu tipo de corpo é necessário que você conheça o seu biotipo. Em seguida, sinalize quais partes você quer disfarçar e qual você quer valorizar.

Vestidos para corpo triângulo invertido

Quem tem o corpo em triângulo invertido costuma ter os ombros mais largos do que os quadris, pouca cintura e seios grandes. Sendo assim, os vestidos ideais para quem tem esse biotipo são aqueles que dão mais volume e destacam mais parte inferior.

Vestidos que marcam a cintura também são ótimos para mulheres com esse tipo de corpo.

Em suma, as melhores opções são:

  • Vestido evasê com alça grossa ou manga
  • Vestido rodado
  • Modelo trapézio
  • Tubinho
  • Vestidos com listras horizontais
  • Vestidos com decote em “V”
  • Transpassado ou envelope

Vestidos para corpo pêra ou triângulo

O corpo triângulo ou pêra é aquele tipo de corpo que a maioria das mulheres brasileiras têm. 

Assim, suas características são; quadris largos, ombros estreitos e cintura fina. Além disso, também é comum que mulheres com esse biotipo tenham coxas grossas, bumbum grande e seios pequenos.

Os modelos ideais para o corpo pera são:

  • Tubinho
  • Trapézio
  • Evasê
  • Vestidos com alça fina e frente única

Vestido corpo ampulheta

O corpo ampulheta ou violão é aquele tipo de corpo que todas gostaríamos de ter. Assim, suas principais características são: ombros e quadris na mesma proporção e cintura bem fina. 

Além disso, mulheres com o corpo violão costumam ter coxas grossas, bumbum grande e seios fartos. 

 Desse modo, o apulheta fica bem com praticamente todos os tipos de vestidos. Contudo, o destaque vai para os tubinhos e para o modelo envelope. Afinal, ambos realçam ainda mais as curvas típicas desse biotipo.

Vestido para corpo retângulo

Quem tem o corpo retângulo tem os ombros e os quadris estreitos e na mesma proporção. Mas ao contrário do ampulheta, esse tipo de corpo não possui a cintura marcada.

Sendo assim, o vestido ideal para mulheres com esse biotipo são aqueles que marcam a cintura como o envelope, o evasê e os rodados. O modelo tubinho também é um ótimo aliado desde que você o use com um cinto bem fino.

Tipo De Vestido Para Cada Corpo: como escolher o modelo ideal!

Vestido para corpo oval

O corpo oval ou maçã é aquele tipo de corpo onde a barriga é muito maior do que os ombros e quadris. Em regra, mulheres que têm este biotipo estão acima do peso.

O grande truque é usar vestidos que alongam e afinam a silhueta.  Por isso, os melhores modelos são o envelope, evasê e trapézio.

Enfim, estes são os tipos de vestido para cada corpo!

Gostou do artigo? Então, dê uma olhada em todas as dicas de moda e estilo e aproveite e siga também a Karin Matheus no Instagram para mais dicas de empoderamento, moda, estilo e sustentabilidade!