Você sabe como usar cinto para valorizar o seu corpo e deixar suas produções do dia a dia mais interessantes, ou você é daquelas que pensa que a peça é somente para segurar aquela calça larga?

O cinto é uma peça que a maioria de nós mulheres tem no armário, mas que raramente sabemos usá-lo a nosso favor.

Muito mais do que um item que serve para segurar as calças, o cinto pode ser usado para harmonizar a silhueta, valorizar as curvas e, é claro, como uma terceira peça que serve para dar um up no visual.

Quer saber como?

Então, veja 7 dicas de como usar cinto para valorizar o seu corpo e truques para deixar seus looks do dia a dia mais interessantes.

1. Dica para usar cinto com calça 

Sem dúvida, a forma mais comum de usar cinto é com algum tipo de calça. Afinal, além de valorizar a silhueta, esta peça também pode deixar o seu look bem mais interessante.

Todavia, o grande problema desta proposta é que o cinto pode deixar a sua silhueta achatada e assim dar a impressão que você é mais baixa.

Sendo assim, a dica para evitar este efeito é usar um cinto que seja da mesma cor ou do mesmo tom da sua calça.

Desse modo, o cinto não irá dividir a sua silhueta no meio, pelo contrário, irá alongá-la dando a impressão que você é mais alta. 

2. Atenção a cor do cinto 

Saber escolher a cor do seu cinto, também faz toda a diferença na hora de compor o seu visual.

Afinal, você também pode usar o cinto para  harmonizar e equilibrar as  proporções e dimensões do seu corpo.

Quer aumentar o tronco?  Use cinto da mesma cor da blusa!  Quer alongar as pernas?  Use o cinto da mesma cor da calça/saia!

Veja que você pode dar mais atenção a determinada parte do corpo, simplesmente escolhendo a cor certa do seu cinto!

3. Escolha o cinto ideal para o seu tipo de corpo

Geralmente, existem duas formas de usar cinto; nos quadris e na cintura. Sendo assim, dependendo do formato do seu corpo você deve usá-lo em uma dessas duas regiões.

A grossura do cinto também é algo que você precisa se atentar na hora de escolher o seu. 

  • Corpo retângulo: para quem tem este tipo de corpo, onde o ombro e quadris são na mesma proporção, o ideal é usar o cinto na cintura para definir a silhueta e dar a impressão que você tem mais curvas. Neste caso, o cinto pode ser grosso ou fino.
  • Ampulheta– o corpo ampulheta é aquele que tem os ombros na mesma proporção do quadril, mas a cintura é bem fina. É o famoso corpo violão. Assim, para quem tem este formato de corpo o ideal é usar cinto fino na região da cintura para valorizar ainda mais as curvas.
  • Triângulo invertido– tipo de corpo onde os ombros são mais largos do que os quadris. Você deve usar o cinto no quadril e de preferência, aqueles mais grossos para equilibrar a silhueta. 
  • Triângulo-quadril mais largo do que os ombros, quem tem esse tipo de corpo deve usar o acessório na cintura para valorizar as curvas. Evite cintos grossos para não evidenciar demais os quadris. 

4. Com saia

No verão, adicionar um cinto a sua produção pode deixar o seu look muito mais interessante e estiloso.

Contudo, é necessário atenção. Evite usar cinto com saias muito curtas, pois neste caso o foco será todo no acessório.

Dessa maneira, o ideal é usar a peça com saias de comprimento longo ou midi. Além disso, os cintos mais finos ou de espessura média ficam ótimos com saias mais volumosas como as evasê e as plissadas, por exemplo.

Como Usar Cinto: Dicas E Truques Para Usar A Peça A Seu Favor
Fonte: Pinterest

5. Cinto com vestido

O cinto é um ótimo aliado para dar aquele up nas produções de verão e, neste caso ele funciona como uma terceira peça que não adiciona camadas ao visual.

Assim, você pode usar o acessório com vários modelos de vestidos. Desse modo, para vestidos mais justos ao corpo prefira cintos mais finos e delicados.

Enquanto isso, para vestidos mais largos e até para os modelos Chemise, você pode usar cintos mais largos ou de espessura média. 

vestidos com cinto na cintura barato online -
Fonte: Pinterest

6. Camisa feminina

Sabe aquela sua camisa feminina branca, super básica e formal que você geralmente usa só para trabalhar? Que tal usá-la de uma forma diferente e descolada?

Assim, você pode transformar essa sua camisa em um vestido Chemise super estiloso. Para isso, basta adicionar um cinto, grosso ou fino, no meio da cintura que na hora, a sua camisa vai virar um vestido super elegante.

Contudo, cabe lembrar que este truque só pode ser feito com camisas que tenham o comprimento maxi e/ou caimento oversized. 

Como Usar Cinto: Dicas E Truques Para Usar A Peça A Seu Favor
Fonte: Pinterest

7. Com casaco

Um truque de stylist que anda fazendo muito sucesso entre as principais blogueiras e famosas é usar o cinto por cima do casaco.

Assim, você pode usar este truque com qualquer tipo de casaco, desde jaquetas jeans até blazers ou cardigãs.

Inclusive, usar o cinto por cima do blazer é uma ótima forma de deixar o outfit de escritório mais interessante e moderno.

Como Usar Cinto: Dicas E Truques Para Usar A Peça A Seu Favor

Enfim, estas são as principais dicas de como usar cinto no seu dia a dia. Gostou do artigo? Então, dê uma olhada em todas as dicas de moda e estilo e aproveite e siga também a Karin Matheus no Instagram para mais dicas de empoderamento, moda, estilo e sustentabilidade!