O verão chegou e com as temperaturas altas nada melhor do que o bom e velho vestido para refrescar nos dias mais quentes do ano. Elegantes e práticos, você pode usar essa peça clássica para valorizar seus pontos fortes e disfarçar os fracos. Para isso, é fundamental conhecer qual é o tipo de vestido para cada corpo!
Afinal, com o modelo certo, além de esbanjar feminilidade e sensualidade você também pode disfarçar aquela barriguinha saliente, destacar suas qualidades e até parecer mais alta. Duvida? Então confira quais são os 8 principais modelos de vestido e saiba qual deles é o ideal para você.
Quais são os principais modelos de vestido?
Apesar de existirem vários tipos diferentes de vestido, as modelagens mais comuns são:
- Vestido envelope;
- Evasê;
- Vestido rodado
- Tubinho;
- Trapézio;
- Vestido longo;
- Midi;
- Mini;
1. Vestido transpassado ou envelope
O vestido transpassado é aquele modelo super democrático que fica bem com todos os tipos de corpos. Contudo, quem tem barriguinha, quadril largo e pouca cintura vai se beneficiar ainda mais dele. Isso porque ele afina a cintura, disfarça os quadris, o abdômen e alonga a silhueta.
Além disso, ele é aquele tipo de roupa que combina com qualquer estilo e que você poderá usar em qualquer ocasião. Vai para uma festa a noite? Use o vestido transpassado com um salto alto poderoso! Passeio no shopping? É só jogar um tênis ou rasteirinha! Reunião de trabalho? Aposte em sapatos sociais ou fechados como sapatilhas, mocassins e scarpins.
- Leia também Como disfarçar a barriga: 11 dicas infalíveis para esconder os quilinhos a mais!
2. Evasê
O evasê é aquele modelo de vestido que costuma ser mais soltinho na região dos quadris e mais justo na cintura. Sendo assim, ele é uma ótima opção, especialmente para quem tem o quadril largo. Seu formato em “A” ajuda a disfarçar essa região na medida certa enquanto cria um efeito de movimento.
Super feminino, o vestido evasê é um modelo que esbanja elegância e feminilidade. Por isso, ele é perfeito para usar em ocasiões mais formais. Além disso, ele pode vir nos comprimentos mini, midi e longo. Se você é baixinha, dê preferência ao mini, pois ele ajuda a alongar a silhueta. Já quem tem os quadris largos e coxas grossas pode se sentir mais a vontade com o midi ou o longo.
- Veja também 15 Truques para alongar a silhueta e parecer mais alta sem salto alto!
3. Vestido rodado
Femininos e delicados, os vestidos rodados são ótimos para mulheres que adoram o estilo romântico. Além disso, por ser mais largo da cintura para baixo, ele é o modelo ideal para quem tem pouco quadril como o corpo triângulo invertido ou o corpo retângulo. Afinal, o volume a mais na parte inferior cria a ilusão de cintura mais fina e faz parecer que seu quadril é maior.
4. Tubinho
Clássico dos clássicos, o tubinho é aquele tipo de vestido que não tem erro. Assim, se você quer arrasar por aí esbanjando sensualidade e elegância, ele é o modelo certo.
Em corte reto e justo ao corpo, ele é aquele tipo de roupa que realça suas curvas de uma maneira discreta e sutil. Apesar de ser super democrático, o tubinho é perfeito para mulheres com o corpo ampulheta, aquele tipo de corpo cujos quadris e ombros são alinhados e a cintura é fina.
A dica para quem não tem esse biotipo é prestar a atenção aos detalhes. Dessa forma, se você tem os ombros mais largos, prefira modelos com decote em V ou com manga curta. Para quem tem o quadril grande e o ombro estreito invista nos tubinhos que agreguem volume na parte de cima. Por exemplo, aqueles que tem mangas bufantes, ombreiras, decote em canoa, etc. Por fim, se você não tem a cintura definida, a dica é usar o tubinho com um cinto marcando bem essa região.
- Confira o artigo Como usar cinto: dicas e truques para usar a peça a seu favor!
5. Vestido trapézio
Com formato que dá nome ao vestido, o modelo trapézio foi inventado pelo estilista Yves Saint Laurent em 1960. Assim, ele é caracterizado por ter a barra mais larga do que a parte superior que costuma ser mais estreita. Com caimento fluido, eles são confortáveis, refrescantes e elegantes. Em corte reto e formato em ‘A’ ele deixa o corpo mais alongado dando a impressão que você é mais alta e magra.
6. Vestido longo
Sinônimo de elegância, o comprimento longo é o queridinho das mulheres. Versáteis, você poderá usá-los em qualquer ocasião, indo desde um casamento até a praia. O que muda, é claro, são detalhes como tecidos, caimento, etc. Eles são perfeitos para mulheres altas que estão um pouco acima do peso. Afinal, este modelo alonga a silhueta deixando o seu corpo mais longilíneo.
7. Midi
Já tem um tempinho que o vestido midi tem feito muito sucesso. Esse comprimento era moda nos anos 50 e desde 2015 voltou ao cenário fashion com força total. Assim, sua principal característica é seu comprimento que costuma chegar até o joelho. Apesar dele ser ideal para mulheres altas, as baixinhas também podem usar. Para isso, a grande dica é apostar em sapatos na cor nude. Isso porque essa cor ajudar a alongar as pernas e dão a impressão que você é mais alta.
8. Mini
Sucesso nos anos 60, 90 e 2000, o comprimento mini voltou com tudo na temporada de desfiles verão 2021/22. Com recortes estratégicos, fendas e transparência, as minissaias e mini vestidos marcam também o retorno do estilo sexy. Para as baixinhas, certamente este é o melhor comprimento. Afinal, eles deixam as pernas à mostra e assim dão a impressão que sua silhueta é mais alongada.
Quem tem as pernas grossas e o bumbum grande também pode usar mini vestidos, desde que eles não sejam muito curtos e que você se sinta confortável.
Como escolher o vestido ideal para cada tipo de corpo
Para escolher o vestido ideal para o seu tipo de corpo é necessário que você conheça o seu biotipo. Em seguida, sinalize quais partes você quer disfarçar e qual você, quer valorizar.
- Não deixe ler Tipos de corpos femininos: você sabe qual é o seu? Descubra!
Vestidos para corpo triângulo invertido
Quem tem o corpo em triângulo invertido costuma ter os ombros mais largos do que os quadris, pouca cintura e seios grandes. Sendo assim, os vestidos ideais para quem tem esse biotipo são aqueles que dão mais volume e destacam mais parte inferior. Vestidos que marcam a cintura também são ótimos para mulheres com esse tipo de corpo.
Em suma, as melhores opções são:
- Vestido evasê com alça grossa ou manga;
- Vestido rodado;
- Modelo trapézio;
- Tubinho;
- Vestidos com listras horizontais;
- Vestidos com decote em “V”;
- Transpassado ou envelope.
Vestidos para corpo pera ou triângulo
O corpo triângulo ou pera é aquele tipo de corpo que a maioria das mulheres brasileiras têm. Assim, suas características são: quadris largos, ombros estreitos e cintura fina. Além disso, também é comum que mulheres com esse biotipo tenham coxas grossas, bumbum grande e seios pequenos.
Os modelos ideais para o corpo pera são:
- Tubinho;
- Trapézio;
- Evasê;
- Vestidos com alça fina e frente única.
- Leia também Como disfarçar o quadril: 7 dicas infalíveis para quem tem quadril largo!
Vestido corpo ampulheta
O corpo ampulheta ou violão é aquele tipo de corpo que todas gostaríamos de ter. Assim, suas principais características são: ombros e quadris na mesma proporção e cintura bem fina. Além disso, mulheres com o corpo violão costumam ter coxas grossas, bumbum grande e seios fartos.
Desse modo, esse biotipo fica bem com praticamente todos os tipos de vestidos. Contudo, o destaque vai para os tubinhos e para o modelo envelope.
Vestido para corpo retângulo
Quem tem o corpo retângulo tem os ombros e os quadris estreitos e na mesma proporção. Mas ao contrário do “ampulheta”, esse tipo de corpo não possui a cintura marcada. Sendo assim, o vestido ideal para mulheres com esse biotipo são aqueles que marcam a cintura, como o envelope, o evasê e os rodados. O modelo tubinho também é um ótimo aliado desde que você o use com um cinto bem fino.
Vestido para corpo oval
O corpo oval ou maçã é aquele tipo de corpo onde a barriga é muito maior do que os ombros e quadris. Em regra, mulheres com este biotipo estão acima do peso. O grande truque é usar vestidos que alongam e afinam a silhueta. Por isso, os melhores modelos são o envelope, evasê e trapézio.
Enfim, estes são os tipos de vestido para cada corpo! Gostou do artigo? Então, dê uma olhada em todas as dicas de moda e estilo e aproveite e siga também a Karin Matheus no Instagram para mais dicas de empoderamento, moda, estilo e sustentabilidade!