Você já ouviu falar no estilo Hi-Lo?

Este estilo é um dos estilos queridinhos do momento e é amado por todas as mulheres que gostam de unir elegância e estilo a conforto e praticidade.

High” significa alto em inglês, enquanto que “low” significa baixo. Assim, a ideia a grande ideia é misturar em um só look peças que são totalmente opostas, deixando o visual mais interessante e fashion.

O estilo High -Low apareceu pela primeira vez nos anos 2000 e no início ele consistia em misturar peças de grifes mais caras com peças mais baratas e populares.

Assim, era comum você ver mulheres usando uma saia da Prada com uma blusa da Zara, por exemplo.

O estilo se tornou ainda mais popular devido ao sucesso de Carrie Bradshaw, personagem da Sarah Jessica Parker na série “Sex and the City” que costumava misturar peças de grifes com peças garimpadas nos brechós de Nova York.

Hoje em dia, o High -low evoluiu e seu conceito vai além de misturar peças de grifes com peças de lojas “fast fashion”.

Agora, ele abrange qualquer combinação que engloba elementos opostos como misturar tecidos nobres com tecidos mais simples ou combinar peças de estilos completamente diferentes.

Seja como for, a ideia continua a mesma; misturar peças completamente opostas e com propostas diferentes para criar um look interessante e cool.

Veja então como você pode aderir ao estilo High-low no seu dia a dia.

estilo Hi-Lo/ Carrie Bradshaw
A personagem de Sara Jéssica Parker no seriado “Sexy and The City “popularizou o estilo Hi-lo na moda/ Foto: Pinterest

Como usar o estilo Hi-Lo

1. Estilo Hi-Lo: Misture peças básicas com outras mais sofisticadas

Sabe aquela peça sofisticada que você comprou a muito tempo e que está guardada no seu closet e você raramente usa?

Você não precisa mais esperar uma situação especial, como uma festa, por exemplo, para, finalmente, tirá-la do seu armário. 

Afinal, você pode usá-la no seu dia a dia para um jantar ou um passeio!

Para isso, basta você misturá-la com uma outra peça mais básica e simples.

Por exemplo.

Imagine que você tenha uma saia bem poderosa com brilho, mix de texturas, design sofisticado etc. Que tal usá-la com uma t-shirt, a famosa podrinha?

Nos pés você também pode jogar um sapato mais casual como um tênis ou sapatilha e pronto, você estará arrumada para ir a qualquer lugar.

  • Leia também Como usar t-shirt: 9 fórmulas infalíveis para criar looks elegantes e cheios de estilo!

2. Mix de tecidos

Outra forma de aderir ao estilo Hi-lo no seu dia a dia é misturar tecidos mais nobres com tecidos mais básicos e simples.

Assim uma das combinações mais clássicas de todas é juntar tecidos como o couro, por exemplo, com outros como o moletom. Enquanto o primeiro tem uma pegada mais sofisticada, o segundo já é mais casual e confortável.

Outra proposta interessante com o couro é misturá-lo com algum tecido mais leve coma a seda. Essa composição além de interessante é muito sofisticada, devido ao contraste de tecidos que são naturalmente opostos.

3. Misture peças de estilos diferentes

Se você leu o artigo sobre os 7 estilos universais da moda, já deve saber que cada estilo tem sua peça característica.

Assim, o hi -lo também consiste em usar no mesmo look, roupas, sapatos e acessórios que tenham uma estética diferente e, até mesmo, opostas.

Desse modo, você pode usar uma peça do estilo moderno/ urbano com outra do romântico, por exemplo. Esta inclusive é uma ótima forma de equilibrar o visual, não o deixando nem tão delicado e nem tão pesado.

Outros estilos opostos que você pode investir para criar os contrastes são o clássico e elegante com o esportivo, o sensual com o clássico etc.

4. Peças de grife + peças baratas

Como vimos, misturar peças de grife com peças mais baratas foi a ideia que deu origem ao estilo high-low. 

Afinal, esta é uma ótima forma de andar bem vestida e arrumada sem precisar gastar uma fortuna em roupas, sapatos etc.

Assim, você investe em uma peça de grife coringa que pode ser uma saia, casaco, calça e até camisa e combina com peças mais baratas e até mesmo de brechós.

Peças chaves do estilo Hi-Lo

Para compor looks Hi-lo e adotar de vez o estilo você precisa investir em algumas peças chaves.

Assim, você vai precisar de roupas, sapatos e até mesmo, acessórios “High” e outros “low”.

Desse modo, as peças “hi” como vimos são aquelas marcantes que são as grandes protagonistas dos looks. 

Alguns exemplos de peças “High” são:

  • Saias longas 
  • Roupas com brilho e paetê
  • Blazer
  • Alfaiataria em geral
  • Saltos altos 
  • Peças de grife 

Já as peças “low” são aquelas mais básicas e simples e que permitem, por exemplo, que possamos usar aquela roupa poderosa em ocasiões mais simples do dia a dia.

Afinal, elas contribuem para deixar o visual menos chamativo e mais casual e equilibram muito com as peças mais sofisticadas.

Alguns exemplos de peças “low”.

  • Jeans
  • Tênis
  • T-shirt podrinha
  • Calça ou casaco de moletom
  • Peças de brechó ou fast fashion desde que usadas com peças de grife 
  • Qualquer peça que remeta ao universo esportivo

Principais combinações do estilo Hi-Lo para você se inspirar 

Saia plissada + coturno

Nesta proposta você irá usar uma saia plissada, peça característica do estilo romântico com um coturno, calçado que tem uma pegada mais moderno/ urbano.

Para arrematar ainda mais o look você também pode jogar uma jaqueta de couro por cima, outra peça tipica do estilo urbano.

Esta é uma forma de você usar uma saia plissada sem deixar o visual romântico demais, pois tanto o coturno quanto a jaqueta quebram esse ar de romantismo inerente e este modelo de saia.

estilo Hi-Lo
Foto: Pinterest

Jeans Destroyed + blazer + tênis 

Outra combinação também que está muito em alta é usar em um só look um jeans destroyed com um terninho ou blazer de alfaiataria.

O jeans destroyed remete ao estilo urbano enquanto que o terninho ou blazer já faz parte do universo clássico.

Para arrematar ainda mais o look, que tal adicionar um tênis nos pés, sapato que é característico do estilo básico/esportivo?

Nesta combinação a peça “High” é o blazer de alfaiataria, enquanto que o “low” é o jeans e o tênis.

Esta combinação é ótima para você usar em ambientes de trabalho que não são tão formais. Afinal, o jeans e o tênis vão dar uma quebrada na formalidade do blazer e o resultado será um look mais jovem e casual.

estilo Hi-Lo
Foto: Thássia Naves

Jaqueta bomber + saia lápis + salto agulha

Nesta proposta você vai misturar elementos de três estilos completamente diferentes, o esportivo, o clássico e o sensual.

Nesta combinação a peça “high” é o salto agulha enquanto que a jaqueta e a saia lápis são o “low”. 

Assim, você pode usar este look no trabalho e também para passear.

Calça de alfaiataria + tênis 

 Nessa pegada de misturar peças esportivas com peças mais sofisticadas também se destacam a junção de calça de alfaiataria e tênis.

Essa combinação é muito usada principalmente em ambientes de trabalho onde você precisa estar formal e elegante, mas também não quer abrir mão do conforto. 

estilo Hi-Lo
Bruna Marquezine

Saia ou vestido + tênis

Se há uns 10 anos atrás alguém falasse que usar saia ou vestido com tênis seria a grande tendência do século, com toda a certeza seria difícil acreditar.

Esta trend começou em 2014 quando, durante a Semana de Moda de Paris, a Dior e a Chanel desfilaram modelos de vestido de festa usados com tênis, misturando o High Fashion com o esporte.

A partir daí essa mistura começou a tomar conta da street style e hoje é uma das favoritas de celebridades, estilistas, influenciadoras e mulheres do mundo todo.

 Quem surpreendeu a todos ao apostar no estilo Hi-lo para o seu casamento foi Sasha Meneghel que usou um par de tênis all star com um vestido de noiva grifado de R $6.000,00.

estilo Hi-Lo/ Sasha Meneghel combina vestido grifado com tênis All Star para se casar com  João Figueiredo
Sasha Meneghel surpreendeu a todos ao optar pelo estilo Hi-lo no seu casamento, usando um tênis all star de R$ 189,90 com um vestido de grife !

T-shirt + Max colar 

Outra combinação hi-lo que você pode investir é juntar uma T-shirt com um max-colar. 

Além de dar um Up no visual, esta combinação é super estilosa e bem simples de fazer.

  • Leia também Como usar t-shirt: 9 fórmulas infalíveis para criar looks elegantes e cheios de estilo!
Maxi colar: como usar e onde comprar
Foto: Pinterest

Gostou do artigo? Então, dê uma olhada em todas as dicas de moda e estilo e aproveite e siga também a Karin Matheus no Instagram para mais dicas de empoderamento, moda, estilo e sustentabilidade!