Karin com Você!
Você está Lendo
Como usar saia lápis de forma cool, descolada e moderna!
11

Como usar saia lápis de forma cool, descolada e moderna!

Quando o assunto é moda, poucas coisas superam uma peça clássica, não é mesmo? Este é o caso da camisa feminina, do tubinho preto, do blazer e, claro, da saia lápis.

No ano de 1954, Christian Dior revolucionou a moda feminina com a criação da primeira saia lápis do mundo. Em um golpe de rara magia da moda, ele conseguiu não apenas inventar uma forma inteiramente nova, mas também introduzir uma vestimenta que valorizava o corpo feminino.

E se você acha que uma saia lápis pode ser usada apenas em um ambiente corporativo, pense novamente. Das it girls a empresárias poderosas e amantes do vintage, os últimos 70 anos provaram que esta saia é para mulheres de todos os estilos e idades.

 Quer você opte por saias estampadas, com brilho,  de couro ou de renda, há várias formas modernas, elegantes e cool de usar este clássico. 

Quer adaptar essa peça icônica ao seu estilo e usá-la de forma cool, moderna e super descolada? Então confira!

O que é a saia lápis? 

A Saia Lápis é uma saia estreita, de corte reto, justa ao corpo e cujo comprimento chega mais ou menos até o joelho. Muito associada ao office look, ela também é conhecida como saia secretária.

Assim, hoje em dia a saia lápis é uma peça fundamental no guarda-roupa de qualquer mulher.  Afinal, além de proporcionar uma elegância descomplicada ao look, ela também valoriza o corpo feminino.

Você sabe como surgiu a saia lápis?

A origem do visual icônico parece ter sido em 1908, quando Edith Berg amarrou uma corda em volta da barra de sua saia para segurá-la no lugar, enquanto pilotava o avião de Wilbur e Orville Wright. 

Berg e seu look chamaram muito a atenção na época, já que ela foi a primeira passsageira de um avião. Sendo assim, depois deste icônico momento, a saia hobble, um estilo tradicional longo amarrado logo abaixo do joelho, se tornou uma tendência dos anos 1910.

Avançando para os anos 40, a solução prática de viagens de Berg evoluiu para um design mais moderno, à medida que os formatos das saias lápis aumentaram de popularidade na moda. 

Assim, foi em 1954, o estilista Christian Dior apresentou em sua coleção H-line um modelo de saia com corte reto, que ia até os joelhos e que valorizava as curvas femininas. Esse seria, então, o primeiro modelo da saia lápis como a conhecemos hoje. 

Desde então, esta saia virou sinônimo de formalidade e foi incorporada ao office look. Contudo,com o passar do tempo sua estética evoluiu sem nunca perder sua forma reconhecível.

Quer adaptar essa peça icônica ao seu estilo e usá-la de forma cool, moderna e super descolada?

1. Tecidos, texturas e estampas

A saia lápis no guarda-roupa de toda mulher e que é geralmente associada a ambientes formais é aquela preta confeccionada em crepe de alfaiataria.

Assim, a primeira dica para usar a peça de forma cool e moderna é optando por modelos em outros tecidos como couro fake, jeans, renda etc.

Além disso, você também pode sair da tradicional saia preta e inovar apostando em uma saia com alguma cor vibrante ou estampa.

Por fim,os detalhes também fazem toda diferença. Sendo assim, saias lápis com brilho, cinto, amarrações, botões etc também são ótimas para criar um visual cool e elegante. 

Como Usar Saia Lápis De Forma Cool, Descolada E Moderna!

2. Saia lápis + cropped

Esta sem dúvida é uma ótima proposta para passeios casuais naqueles dias de calor intenso. Assim, além de ficar elegante e sensual, você também estará estilosa e moderna. Para passeios de dia finalize a produção com um tênis confortável e uma maquiagem leve. Em contrapartida, para balada, barzinho ou um jantar à noite se joga no poder dos saltos altos e invista em acessórios mais impactantes.

3. Como Usar Saia Lápis com body  

Se você é uma mulher sensual que gosta de valorizar as curvas, mas não abre mão da elegância, então usar a saia lápis com um body é aposta certeira.

  • Leia também Looks Com Body: 5 Combinações Certeiras para Usar a peça com estilo!

4. Saia lápis e T-shirt

Uma forma cool e moderna de usar a saia lápis, inclusive a de alfaiataria, é coordenando com uma t-shirt, a famosa ‘podrinha’, pois ao juntar uma peça clássica com outra casual, você consegue criar um look no estilo hi-lo de forma simples e muito prática. Para um visual ainda mais moderno prefira as t-shirts com estampas ou frases divertidas e finalize a produção com um tênis.

  • Leia também Como usar t-shirt: 9 fórmulas infalíveis para criar looks elegantes e cheios de estilo!
Como Usar Saia Lápis De Forma Cool, Descolada E Moderna!

5. Saia lápis com jaqueta 

Se tem uma peça jovem, cool e super moderna que é capaz de adicionar modernidade a qualquer look, esta peça é a jaqueta. Assim, se você quer criar um look cool, mas ao mesmo tempo casual, use a sua saia lápis com uma jaqueta bomber ou jeans. Em contrapartida, para um visual mais urbano com aquela pegada rock and roll, nada como uma jaqueta perfecto de couro fake.

6. Como Usar Saia Lápis e tênis

Esta é uma proposta para mulheres com o estilo mais básico, que prezam pela elegância e conforto, mas que ainda assim querem se sentir elegantes. Desse modo, você pode usar saia lápis com tênis em um office look composto por camisa social e blazer. Além de trazer mais conforto, o tênis vai quebrar um pouco a formalidade e do seu outfit, deixando você mais moderna e descolada.

Além disso, a fórmula tênis + saia lápis é uma ótima forma de trazer esta saia para o casual. Assim, para situações casuais do dia a dia, você pode usar a saia e o tênis com tops, t-shirts e jaquetas. 

Como Usar Saia Lápis De Forma Cool, Descolada E Moderna!

5 dicas infalíveis para escolher a sua saia lápis 

Escolher a saia lápis ideal envolve considerar vários fatores, incluindo seu tipo de corpo, estilo pessoal e ocasião em que pretende usá-la. Aqui estão algumas dicas para ajudá-la a fazer a escolha certa:

1. Escolha o comprimento certo

Geralmente você encontra saias lápis em três comprimentos básicos:

  • Acima do joelho, cerca de dois polegares completos- perfeita para situações casuais do dia a dia ou a noite
  • No joelho- ideal para ocasiões formais como o trabalho, por exemplo
  • Abaixo do joelho, cerca de dois polegares completos (um comprimento midi curto)- ideal para ambientes de trabalho

2. Preste atenção ao seu tipo físico 

Como vimos, a saia lápis é um modelo de saia que valoriza e evidencia as curvas femininas. Sendo assim, é necessário alguns cuidados antes de escolher a sua.

Se você tem o quadril largo e bumbum avantajado prefira modelos que sejam um pouco mais largos para que assim, você não evidencie suas curvas.

Em contrapartida, se você tem pouco quadril e pouco bumbum se jogue sem medo nos modelos mais justos que vão valorizar esta parte do seu corpo e dar a impressão que seu quadril e bumbum são maiores. 

Para quem tem uma barriguinha saliente, saiba que a saia lápis evidencia ainda mais as gordurinhas a mais. Por isso, sempre que experimentar uma saia nesse modelo, se olhe no espelho de lado para se certificar que a barriga não está maior.

Nestes casos, a dica é comprar uma com modelagem mais larga ou até de um tamanho maior e depois, é só fazer os ajustes necessários. 

3. Sua altura também é importante

Outra coisa importante que você precisa levar em consideração na hora de escolher sua saia é a sua altura.

Assim, se você for baixinha, o segredo é usar a camisa para dentro, pois isso fará com que suas pernas pareçam mais longas. 

Se você for alta, use a camisa por fora, pois isso fará com que seu tronco pareça menor.

4. Tecido e textura

Escolha o tecido conforme o clima e a ocasião. Assim, texturas mais leves, como algodão ou linho, são ideais para o verão, enquanto tecidos mais pesados, como lã ou couro, são ótimos para o inverno.

5. Cintura e cintura alta ou baixa

A altura da cintura da saia é um detalhe importante, pois o cós alto pode criar uma silhueta mais alongada, enquanto a cintura baixa pode ser mais casual. Escolha a que melhor se adapte ao seu estilo.

Gostou do artigo? Então, dê uma olhada em todas as dicas de moda e estilo e aproveite e siga também a Karin Matheus no Instagram para mais dicas de empoderamento, moda, estilo e sustentabilidade!