Você já ouviu falar em handmade? Se você nunca ouviu falar no termo, certamente já deve ter visto peças por aí, famosas e blogueiras exibindo seus looks nas redes sociais, ou quem sabe você mesma não tem uma bolsa, ou uma blusinha feita a mão?
Handmade, em tradução literal, significa feito a mão. Apesar de ser uma prática recorrente no mundo inteiro, são nos países da América Latina que a arte de crochetar e tricotar ganham mais expressão, sendo importante parte da cultura popular. Isso graças as influências dos povos indígenas e africanos nessa região.
Quando falamos do handmade na moda, nos referimos a peças do vestuário masculino e feminino feita em tecidos como crochê, renda, tricô, etc. Assim, roupas, sapatos, bolsas, etc, são confeccionadas manualmente a partir dessa técnica.
Tendência fresh, sustentável e com uma característica única, as peças em handmade conquistaram as passarelas internacionais, os feeds das blogueiras, as vitrines das lojas e é claro, um espacinho no nosso guarda-roupa.
Quer saber mais sobre essa trend? Então, fique com a gente até o fim.
O que é Handmade?
A palavra “handmade” em inglês significa “feito à mão”. Refere-se a produtos ou itens que são criados manualmente, sem o uso de máquinas ou processos automatizados. Quando algo é feito à mão, geralmente significa que uma pessoa individualmente projetou, trabalhou e finalizou o produto. Sendo assim, são aquelas peças feitas em crochê, renda, tricô, palha e macramê.
A produção handmade pode estar presente em uma variedade de áreas, como artesanato, arte, moda, decoração, alimentos e muito mais. Itens feitos à mão muitas vezes têm um toque único e distintivo, já que cada peça pode variar um pouco devido à natureza do trabalho manual.
No mundo da moda, o handmade surge como uma forte tendência tanto no inverno através do tricô, mas ganha ainda mais força no verão. Por isso, cada vez mais grandes grifes internacionais e nacionais apresentam em suas coleções e desfiles peças feitas à mão. É o caso da Chloé, Dior, Elie SAAB na Paris Fashion Week e da brasileira Patbo na NYFW. Por aqui, na SPFW, as marcas Ateliê Mão de Mãe e Meninos Reis apresentam trabalhos manuais incríveis e exclusivos.
Enquanto isso, famosas e influencers como Camila Coelho, Thássia Naves e Jade Picon sempre surgem com looks manuais deslumbrantes em seus perfis.
O motivo do sucesso do handmade é que ele une moda, artesanato, estilo e sustentabilidade, além de valorizar o trabalho manual de milhares de costureiras e crocheteiras do Brasil, incentivando o comércio local e preservando a cultura nacional.
Handmade e sustentabilidade na moda
A união entre handmade e sustentabilidade na moda representa uma abordagem consciente em relação ao meio ambiente, à ética e à valorização das habilidades artesanais.
Em primeiro lugar, os produtos handmade são feitos em pequena escala, o que reduz o desperdício de recursos e evita a produção em massa que caracteriza a indústria da moda convencional.
Além disso, muitos artesãos e designers que trabalham com handmade escolhem materiais sustentáveis, como tecidos orgânicos, fibras naturais e recicladas. Isso contribui para a redução do impacto ambiental.
O uso de materiais locais e de baixo impacto também é uma prática comum na produção handmade, minimizando a pegada de carbono associada ao transporte de mercadorias.
A produção handmade frequentemente envolve métodos de trabalho éticos, onde os artesãos são remunerados de maneira justa e trabalham em condições adequadas.
Ao contrário de cadeias de produção rápida, onde as condições de trabalho são desumanas, a produção manual muitas vezes promove um ambiente de trabalho mais humano e respeitoso.
Peças feitas à mão muitas vezes têm um toque pessoal e podem ser personalizadas de acordo com as preferências do cliente, o que incentiva uma mentalidade de consumo mais voltada para a longevidade e a apreciação do design atemporal.
A customização também reduz o risco de descarte rápido, uma vez que os consumidores têm uma conexão mais forte com itens feitos especificamente para eles.
Ao escolher produtos handmade, os consumidores contribuem para a preservação de técnicas artesanais tradicionais que podem estar em risco de desaparecimento devido à produção em massa.
Em resumo, a integração de handmade na moda como parte de uma abordagem sustentável destaca a importância de considerar o ciclo de vida do produto, os métodos de produção e a responsabilidade ambiental e social, incentivando uma moda mais consciente e duradoura.
Como usar handmade: 7 formas de usar peças artesanais nos looks do dia a dia!
As peças feitas à mão, além de delicadas e estilosas, são muito versáteis e por isso, você pode usá-las em várias ocasiões, desde festas de casamento, no trabalho e na praia. Veja, em seguida, 7 formas de usar handmade.
1. Tricô + Jeans
Sem dúvida, a combinação entre jeans e tricô é perfeita para usar principalmente no inverno. Nos pés, opte por mules, para um estilo mais clássico ou por tênis para uma pegada mais moderna e confortável.
2. Look noite
Para incorporar peças artesanais em looks noturnos, aposte em um mix de texturas entre tricô e couro no inverno e seda e crochê no verão. Não esqueça que os sapatos, maquiagem e acessórios são essenciais para compor um look impecável.
3. Alfaiataria
Usar peças de alfaiataria com outras artesanais é garantia de um look interessante, moderno e super criativo. E o melhor de tudo é que você pode usar esse combo em qualquer ocasião. No office look, por exemplo, você pode coordenar uma calça de alfaiataria com um suéter de tricô.
No dia a dia uma bermuda ou shorts de alfaiataria fica lindo com um cropped de crochê e uma rasteirinha. Para uma proposta mais elegante vale a pena usar uma saia lápis com blusa de renda e scarpins.
4. Vestidos
Os vestidos feitos à mão são a cara do verão e do contrário que muitas pensam, dá sim para usá-los fora da praia. Assim, dependendo do tipo e do modelo do vestido, você poderá usá-los no dia a dia, noite, em casamentos, etc. A tendência do momento são vestidos de crochê transparentes, principalmente para praia, com fendas e cut out, em especial na cintura. Você pode complementar o look com acessórios hanmade como bolsas, chapéus e sandálias de palha, crochê ou macramê.
5. Look praia
Se as peças feitas à mão são a cara do verão, então elas combinam ainda mais com os looks de praia. Assim, saídas, biquínis, maiôs, bolsas, bonés e chapéus adicionam um estilo boho chic as produções praianas, além de deixarem o visual mais leve e fresco.
6. Conjuntos de crochê
Os conjuntos de crochê estão em alta nas praias de todo o Brasil e prometem bombar mais uma vez em 2024. A boa notícia é que tem modelos e cores para todos os gostos como cropped com calça, com saia mini, midi ou longa, com shortinho e por aí vai.
7. Acessórios
Uma das tendências mais interessantes do verão 2024 é que agora podemos usar a bolsa de praia, fora da praia. Assim, sabe aquela sua bolsa de palha espaçosa e super charmosa? Você poderá usá-la em todos os lugares, desde um passeio no shopping com as amigas até um jantar com o marido. Combine com um vestido leve e um par de flats elegantes.
Enfim, o handmade além de moda, é um trabalho artesanal que traduz a cultura local e protege o meio ambiente. Gostou do artigo? Então, dê uma olhada em todas as dicas de moda e estilo e aproveite e siga também a Karin Matheus no Instagram para mais dicas de empoderamento, moda, estilo e sustentabilidade!