Clássica, atemporal, elegante e super sexy, a saia lápis preta é aquele tipo de peça que todas deveríamos ter no armário. Versátil e democrática, ela fica bem em todos os tipos de corpos e você poderá usá-la em qualquer ocasião. Apesar de ser tipica do estilo tradicional, pessoas de qualquer estilo podem usar uma. O segredo está em adaptá-la para a sua rotina e gosto. Quer saber como? Então, confira a seguir o que é a saia lápis preta, principais tipos e como usá-la no seu dia a dia.
O que é a saia lápis
A Saia Lápis é uma saia estreita, de corte reto, justa ao corpo e cujo comprimento chega mais ou menos até o joelho. Muito associada ao office look ela também é conhecida como saia secretária. Hoje em dia a saia lápis é uma peça fundamental no guarda-roupa de qualquer mulher. Afinal, além de proporcionar uma elegância descomplicada, ela também valoriza o corpo feminino.
Só que nem sempre foi assim!
A origem do visual icônico parece ter sido em 1908, quando Edith Berg amarrou uma corda em volta da barra de sua saia para segurá-la no lugar, enquanto voava no avião de Wilbur e Orville Wright. Berg e seu look chamaram muito a atenção na época, já que ela foi a primeira mulher passageira de um avião. Assim, depois deste icônico momento, a saia hobble, um estilo tradicional longo amarrado logo abaixo do joelho, se tornou uma tendência dos anos 1910.
Avançando para os anos 40, a solução prática de viagens de Berg evoluiu para um design mais moderno, à medida que os formatos das saias lápis aumentaram de popularidade na moda. Foi em 1954, que o estilista Christian Dior apresentou em sua coleção H-line um modelo de saia com corte reto, que ia até os joelhos e que valorizava as curvas femininas. Esse seria, então, o primeiro modelo da saia lápis como a conhecemos hoje.
Desde então, esta saia virou sinônimo de formalidade, e logo foi incorporada aos looks de trabalho. Contudo, com o passar do tempo sua estética evoluiu, sem perder sua forma reconhecível. Confira a seguir os principais modelos de saia lápis preta.
Saia lápis preta midi
A saia lápis preta midi é certamente, a versão mais icônica de todas. Afinal, além de ser um clássico, ela valoriza as curvas femininas de um modo super elegante.
Saia lápis preta alfaiataria
A saia lápis preta alfaiataria é o modelo mais tradicional e formal de todos. Ela é perfeita para usar no ambiente de trabalho com um scarpin de bico fino e uma camisa social branca. Quer dar mais bossa ao look? Então, que tal usar um par de tênis esportivos e uma jaqueta bomber? Essa é uma ótima forma de levar o estilo atlhleisure para o seu escritório.
Saia lápis preta com fenda
Se você busca uma saia coringa, mas ainda assim sexy e moderna, então a saia lápis preta com fenda é a sua cara. Versátil, você poderá usá-la em qualquer ocasião, incluindo trabalho, festas à noite e passeios casuais durante o dia.
Saia lápis preta couro
A saia lápis preta de couro é perfeita para usar no inverno. Além de sexy e moderna, ela também é super quentinha. Você pode usá-la com jaqueta, suéter, blusa com gola alta e muito mais. Nos pés, botas de cano baixo com salto e bico fino garantem um visual elegante.
Como usar saia lápis preta: 8 formas infalíveis de usar esse clássico
Como vimos, a saia lápis é uma peça elegante e versátil. Isso significa que você pode montar vários looks com ela e usá-la em várias situações, do dia a dia ao trabalho e até em uma festa de casamento. Veja a seguir 8 formas infalíveis de usar esse clássico da moda com muito estilo e sofisticação.
1. Saia lápis + cropped
Esta certamente é uma ótima proposta para passeios casuais, principalmente naqueles dias que as temperaturas estão lá em cima. De dia, invista em uma saia confeccionada em materiais mais fresquinhos como a malha, seda, renda, crochê, etc. Você pode finalizar a produção com um par de tênis, ou então com aquelas sandálias papetes que estão super em alta.
Já para uma balada ou barzinho à noite, a saia lápis preta com brilho é poderosa e você pode coordená-la com um cropped básico, criando um hi-lo impactante. Outra opção interessante é a saia lápis de couro com fenda na lateral que você pode usar com salto e deixar o look ainda mais sexy.
2. Como Usar Saia Lápis preta com body
Se você é uma mulher sensual que gosta de valorizar as curvas, mas não abre mão da elegância, então usar a saia lápis preta com um body é aposta certeira. Você pode apostar em um body da mesma cor da saia e criar um look monocromático all black. Essa proposta além de super chique ainda ajuda a alongar a silhueta. Os bodys com recortes e transparências estratégicas dão um ar mais moderno ao outfit.
Se você curte um contraste poderoso, então o body branco é perfeito para você, principalmente se você pretende valorizar os seios e o colo. Enfim, se você prefere um visual colorido, aposte em peças com tonalidades vibrantes como pink, vermelho, laranja,etc.
- Leia também Looks Com Body: 5 Combinações Certeiras para Usar a peça com estilo!
3. Com t-shirt
Uma forma cool e moderna de usar esse modelo de saia, inclusive a de alfaiataria, é coordenando-a com uma t-shirt, a famosa ‘podrinha’. Isso porque ao unir uma peça clássica com outra casual, você consegue criar um look super interessante. Para um visual ainda mais moderno, prefira as t-shirts com estampas ou frases divertidas e finalize a produção com um tênis.
- Leia também Como usar t-shirt: 9 fórmulas infalíveis para criar looks elegantes e cheios de estilo!
4. Saia lápis preta com jaqueta
A jaqueta é uma peça super cool, descolada e que ainda adiciona um toque moderno à produção. Assim, se você quer criar um look casual e confortável, use a sua saia lápis preta com uma jaqueta bomber. Em contrapartida, para um visual no estilo urbano com aquela pegada rock and roll, nada como uma jaqueta perfecto de couro fake para dar mais personalidade ao outfit.
5. Suéter
A combinação com suéter é perfeita para você usar naqueles dias bem frios. Para deixar o visual ainda mais interessante, a dica é brincar com as texturas. Assim, se a sua saia for de couro, invista em suéter de tricô, por exemplo. A saia lápis de alfaiataria também fica maravilhosa com um suéter de moletom.
6. Saia lápis preta e blusa segunda pele
Se você acha a saia lápis preta muito formal, que tal combiná-la com outra peça super descolada e moderna? Nesse sentido, a blusa segunda pele é aposta certeira. Assim como a saia lápis, a segunda pele fica bem justa ao corpo, valorizando ao máximo suas curvas. Além disso, você pode complementar o visual de várias formas; usando um top ou sutiã por baixo da segunda pele, um cropped ou camisa por cima e por aí vai.
7. Com camisa social
Perfeita para o ambiente de trabalho, essa é aquela proposta clássica que não tem erro. Quer uma dica para deixar o seu look com mais bossa? Use a saia lápis preta com uma camisa social branca, scarpin nude e finalize o outfit com um batom vermelho e você estará pronta para conquistar o mundo.
8. Com tênis
Esta é uma proposta para mulheres que curtem o estilo básico, que prezam pela elegância e conforto, mas que ainda assim querem se sentir elegantes. Se esse é o seu caso, então considere usar a saia lápis preta com tênis. Você pode investir nessa opção para o escritório. Além de trazer mais conforto, o tênis vai quebrar um pouco a formalidade da produção.
Enfim, a saia lápis preta é uma peça super democrática. Um verdadeiro coringa para o seu dia a dia. Aproveite e veja quais são os tipos de saia para cada corpo e descubra o modelo ideal para você!
Gostou do artigo? Então, dê uma olhada em todas as dicas de moda e estilo e aproveite e siga também a Karin Matheus no Instagram para mais dicas de empoderamento, moda, estilo e sustentabilidade!