Queridinha das fashionistas, a muscle tee é uma tendência que surgiu em Nova York e logo conquistou as vitrines das lojas do mundo inteiro. Em tradução literal, “muscle tee”, significa camiseta músculo. Ela tem esse nome devido ao seu formato e volume a mais nos ombros, geralmente traduzida em ombreiras.
Além disso, ela também vem nos mais variados tecidos como malha, algodão, poliéster, etc. Versátil, você poderá usá-la com tudo, desde shorts até calças e saias. Apesar de básica, você pode montar todos os tipos de looks com ela e também usá-la em qualquer ocasião. Confira!
O que é e como surgiu a Muscle Tee
A Muscle Tee é uma camiseta sem mangas, com cavas largas que se estendem até a cintura. Ela é caracterizada por ter uma modelagem que realça os músculos do corpo, principalmente os dos braços e do peitoral. Sendo assim, ela era bastante popular entre os praticantes de musculação e outros esportes.
Acredita-se que a camiseta tenha surgido nos Estados Unidos, durante a década de 1970, como uma peça de roupa de fisiculturistas e atletas. Com o tempo, ela se popularizou e se tornou um item de moda casual, sendo usada não só durante os exercícios físicos, mas também em ocasiões informais do dia a dia.
Contudo, ela surgiu como um item fashion em 2020, e bombou nas passarelas da Nova York Fashion Week. Quem a lançou para o mundo foi a marca nova-iorquina “The Frankie Shop”.
Hoje em dia, encontramos a muscle tee em diversos materiais, como algodão, poliéster e tecidos tecnológicos, e em diferentes modelos, cores e estampas. Ela é uma opção versátil e confortável para quem busca um visual mais despojado e urbano.
Devido ao seu volume na região dos ombros, ela chama muito a atenção para essa parte do corpo. Por isso, é necessário cuidado na hora de compor looks com a peça. Se você possui o corpo triângulo invertido, ou seja, os ombros mais largos do que os quadris, a muscle tee pode deixar o seu corpo ainda mais desproporcional. Sendo assim, para equilibrar a silhueta, o segredo é usar na parte debaixo peças mais soltinhas que agregam volume aos quadris. Do contrário, se você tem o biotipo ampulheta ou triângulo, pode usar e abusar do modelo à vontade.
Como usar muscle tee: 5 formas de usar a blusa, do dia a dia à balada!
A muscle tee é uma peça super coringa e que você pode usar em várias situações e das mais variadas formas. Veja a seguir algumas maneiras de usar essa tendência no seu dia a dia.
1. Looks básicos
Nada com um lookinho básico para passear com as amigas, fazer compras no shopping ou curtir aquele churrasco, não é mesmo? A muscle tee tem o poder de deixar qualquer look casual bem mais moderno e interessante graças ao seu design inovador. Você pode usá-la com calça ou short jeans, se quiser aquele ar bem despojado. Nos pés, considere usar um par de tênis, para mais conforto, ou então rasteirinhas para um visual mais arrumadinho.
Além da combinação, outra dica para usar a muscle tee em looks do dia a dia é escolher a peça confeccionada em tecidos mais simples como malha, algodão, etc.
FOTO: Isabella Fiorientino/Reprodução: Joo Mazzucco
2. Como usar muscle tee no trabalho
A muscle tee é tão versátil que você pode compor diversos outfits com ela, indo desde o básico até o chique. Nesses casos, prefira a camisa em tecidos mais nobres como crepe, seda ou chiffon. Além disso, na parte de baixo considere usar peças como calça de alfaiataria, saia lápis, etc.
Não se esqueça que para um look no estilo elegante, acessórios, como joias delicadas, bolsas estruturadas e sapatos sociais são essenciais. Essa é uma ótima opção para usar no office look, unindo conforto, praticidade e sofisticação! Contudo, se o seu ambiente de trabalho é mais informal, considere usar a muscle tee com uma calça de alfaiataria com cintura alta e tênis. O visual fica descolado e super moderno!
3. Look para noite
Para looks noite, use a sua muscle tee com peças mais ousadas e no estilo sexy. Assim, considere calças ou saias em texturas como couro, veludo, ou então com bastante brilho como luréx ou paetê. Um par de salto alto e uma maquiagem bem feita finalizam a produção.
4. Look fitness
Como vimos, a muscle tee foi inspirada nas roupas dos fisiculturistas dos anos 70. Sendo assim, nada mais lógico do que usá-la também na academia ou para praticar esportes, não é? Por isso, você pode compor vários looks fitness, cheio de estilo, seja com uma legging, bermuda ciclista ou shorts. Você também pode optar por uma muscle tee em tecido tecnológico que segura a transpiração, por exemplo.
5. Dicas para arrasar com sua muscle tee
Agora que você já sabe em quais situações usar a muscle tee, veja a seguir algumas dicas para arrasar com a trend.
- Escolha o tamanho certo: a Muscle Tee é uma peça cujo objetivo é realçar os músculos. Portanto, é importante escolher um tamanho que fique justo o suficiente para mostrar as formas do corpo, mas que não seja apertado a ponto de ficar desconfortável;
- Combine com peças básicas: para criar um look despojado e confortável, combine a Muscle Tee com peças básicas como calça jeans, shorts e tênis. Isso ajuda a destacar a camiseta e deixa o visual mais casual;
- Experimente com peças contrastantes: outra maneira de usar a Muscle Tee é combinando-a com peças contrastantes, como uma jaqueta de couro ou uma calça de alfaiataria. Isso ajuda a criar um contraste interessante e adiciona um toque de sofisticação ao visual;
- Use com peças de cintura alta: por marcar os ombros, a muscle tee acaba chamando muita atenção para essa região. Sendo assim, o ideal é usá-la com saias, shorts ou calças de cós alto para marcar a cintura, deixando a silhueta no formato “violão”;
- Invista em acessórios: para deixar o look mais descolado e moderno, invista em gargantilhas de corrente, argolas, mix de colares, etc.
Fonte: Jornal DCI/ FOTO: Allê Padilha (Reprodução/Pinterest)
Enfim, lembre-se que o importante é sentir-se confortável e confiante com o que está vestindo. A Muscle Tee é uma peça que você poderá usar de diversas maneiras, de acordo com seu estilo pessoal e preferências. Gostou do artigo? Então, dê uma olhada em todas as dicas de moda e estilo. Aproveite e siga também a Karin Matheus no Instagram para mais dicas de empoderamento, moda, estilo e sustentabilidade!